Missa por uma alma tropeira
Hoje (29), às 19h, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano), será celebrada a missa de sétimo dia pela alma de Milton Marthe, falecido no último dia 26, com 92 anos de idade.
Membro de uma tradicional família de seleiros, que assistiu os momentos finais da Sorocaba tropeira, Milton não se cansava de repassar os últimos episódios daqueles tempos, vividos por seu pai Luiz Marthe. Já com 9 anos, o pequeno Luiz empregou-se na Fábrica de Arreios Ferreira e Cia., situada na rua Nogueira Padilha. Foi seleiro a vida inteira, teve a sua loja e o seu curtume, especializado em pele de carneiro, tendo sempre ao lado os filhos Mário, Milton e Mauri. A selaria Marthe funcionou no Largo do Mercado por 84 anos, encerrando suas atividades em 2005.
Mesmo depois de fechada a loja, Milton continuou com suas atividades de seleiro, realizando pequenos trabalhos nas máquinas que restaram da velha selaria, guardadas numa chácara da família na rodovia Raposo Tavares.
Nos últimos anos de sua vida, Milton se tornou um grande colaborador do Centro de Estudos Históricos Caminho das Tropas, oferecendo à entidade tanto subsídios históricos sobre selaria e curtume, como objetos antigos, que fizeram parte da vida da família.
SÉRGIO COELHO
Jornalista e historiador
DO FACEBOOK
PSG comunica a Neymar que ele não está mais nos planos do clube
Mais também, é só “cai cai”...
MARCIO LOPES
Tadinho, vai amanhecer pobre amanhã
GUSTAVO GARCIA
Brasil tem 3 entregas voluntárias de crianças para adoção a cada dia
Pelo menos não abandonam no mato, no lixo ou matam. Adoção é um ato de amor.
RAFAELA LUCHI