Entrevistas candidatos no Jornal Nacional
Talvez o Cruzeiro tenha sido um dos poucos “chamados grandes jornais” do Brasil que nada tenha falado, hoje (26), da entrevista do Lula ao Jornal Nacional. Perdeu oportunidade, pois estamos em época de eleições e nossos leitores, sejam governistas ou oposicionistas, merecem respeito e informação para tomada de decisão em relação ao pleito eleitoral.
Não temos o direito de nos calar se não interessa o ponto de vista do entrevistado, bem como temos a obrigação de, como jornal, expor seu ponto de vista e mostrar nossa bandeira política, respeitando as demais, pois vendemos nosso jornal e nosso ponto de vista a uma plateia não vinculada a este ou aquele partido. Nessas condições, por certo perdemos o pequeno número de leitores sejam eles de que lado forem, pois mostramos, ao menos, que não temos opinião política ou, se a temos, não temos coragem de demonstrar. Há tempo de corrigir. Com a palavra o conselho editorial.
JOSÉ CARLOS PEREIRA
Vocês deveriam se sentir envergonhados. Encheram de informação sobre a entrevista com o Bolsonaro na TV, e do Lula nem colocaram nada no site. Vocês deveriam nos informar sobre tudo e nós tomarmos a decisão. Lula vai ganhar mesmo assim!
MARCEL DE ALMEIDA SILVA
Nota do Editor: Não cabe ao jornal Cruzeiro do Sul avaliar entrevistas feitas por outros órgãos de imprensa. Ainda mais em período eleitoral. As entrevistas feitas pelo Jornal Nacional, da TV Globo, refletem o pensamento e a linha editorial dos proprietários da empresa, a Família Marinho. Não é possível avaliar o comportamento de cada um dos candidatos sem que se leve em consideração as perguntas que foram dirigidas a cada um deles, o tempo dado para as explicações e respostas e o comportamento dos apresentadores que conduziram a entrevista. Todos esses fatores, de escolha editorial da Família Marinho, influenciam no resultado apresentado aos telespectadores e contaminam qualquer análise posterior. O jornal Cruzeiro do Sul preferiu se fixar numa única informação incontroversa de todas essas entrevistas. A participação do presidente e candidato Jair Bolsonaro foi a que produziu maior audiência para o Jornal Nacional da TV Globo. Foi um recorde confirmado pelo Instituto de Pesquisa que há décadas parametriza as avaliações de audiência. A entrevista com o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva não atingiu a mesma audiência que a de Bolsonaro, por tanto não se fazia necessário publicar que Lula perdeu para Bolsonaro. A cobertura das eleições deste ano continuará sendo feita pelo jornal Cruzeiro do Sul dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.