Obras na Zona Norte
Sr. editor,
Nesta semana, o jornal noticiou que a Prefeitura irá construir um complexo hospitalar no Jardim Betânia. O local foi escolhido, provavelmente, em razão da maior densidade populacional e da inexistência desse equipamento nessa região. Nos últimos anos, a zona norte tem se beneficiado de inúmeros melhoramentos públicos, como a implantação de modernas avenidas com pista dupla e canteiro central interligando vários bairros, os viadutos da rua JJ Lacerda e avenida Itavuvu -- ao lado do shopping Cidade --, instalação do BRT na faixa central das avenidas favorecendo o trânsito dos demais veículos. Todavia, outras regiões da cidade têm problemas sérios de mobilidade e não há informações de que a Prefeitura pretende minimizar as atuais dificuldades. Citamos as avenidas de acesso ao bairro Campolim, a interligação das avenidas Afonso Vergueiro e General Carneiro, marginal direita do rio Sorocaba, rotatória da antiga Drury’s, ligação do final da avenida São Paulo e/ou rodovia Charuri com o Alto da Boa Vista e desassoreamento e limpeza do rio Sorocaba. Vale lembrar que as regiões desatendidas contribuem com cerca de 80% da arrecadação do IPTU e não têm recebido a contrapartida do poder público municipal.
LUIZ ANTÔNIO VIDEIRA
Prefeitura responde
A Prefeitura de Sorocaba agradece o contato do leitor Sr. Luiz Antonio Videira e informa que, desde 2021, dá andamento ao programa “Sorocaba Tem Pressa”, que confere agilidade às obras de mobilidade em andamento e inicia novos projetos na área, em todas as regiões da cidade.
Além de obras na zona norte da cidade, estão em andamento, por exemplo: drenagem e pavimentação de vias no Jardim Jacutinga; pavimentação da rua Augusto Lippel; ligação da av. Mário Campolim com a rua Romeu do Nascimento; duplicação da av. Pereira da Fonseca e pavimentação da rua Prof. João Franco de Almeida Filho; requalificação asfáltica do Jardim do Paço e Jardim Paulista e de vias por onde circulam os ônibus do BRT.
Estão previstas, ainda: pavimentação e duplicação de trecho da avenida 3 de Março; prolongamento da avenida Fernando Stecca, com a avenida Engº Carlos Reinaldo Mendes; segunda fase da obra da marginal do Itanguá; acesso entre Wanel Ville IV e Jardim Villágio Torino: ligação da rua Francisco Augusto (Jd. São Guilherme) com a rua Alcindo Leite (Jd. Paulista); alteamento da avenida XV de Agosto; minitúnel no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre, Washington Luis e Barão de Tatuí; macrodrenagem no Jardim Nilton Torres e construção da Marginal Direita do rio Sorocaba, entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira.
O desassoreamento do trecho urbano do rio Sorocaba prossegue nas proximidades das pontes Radial Norte e de Pinheiros, em parceria com o Saae/Sorocaba e o governo estadual. Cerca de 26,2 mil metros cúbicos de sedimentos devem ser retirados. No ano passado, foram removidos 60 mil metros cúbicos (5 mil caminhões) ao longo do rio e 20 mil m³ do córrego Itanguá (Jardim Marli/Itapemirim). Em janeiro, o Saae/Sorocaba adiantou o desassoreamento nas proximidades da Usina Cultural, removendo 1.200 m³ de material. Os trabalhos nesse ponto terão continuidade nos próximos dias.
Mais informações, via WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, das 8h às 17h.