Demora para reposição de luminárias

Por Cruzeiro do Sul

Sr. editor,
Na data de 9/3/2023 protocolei, junto ao setor de Iluminação Pública da Prefeitura de Sorocaba, pedido de reparo para troca de lâmpada queimada, na rua Carlos Malheiros Oetterer, em Santa Rosália, cujo protocolo recebeu o nº. 4.349/2023. Desde aquela data, mais de mês, estamos a espera do reparo solicitado. Ocorre que não é a primeira vez que há solicitação da mesma natureza e para o mesmo local. Em julho/2022 foi aberta uma ordem de serviço, sendo este realizado após quatro meses. É bom lembrar que o local em apreço está localizado próximo a área notoriamente abandonada pertencente à empresa Rumo, local extremamente problemático, com inúmeras ocorrências de furtos, incêndios decorrentes da queima de fios para obter cobre e invasões a residências. Com a falta de iluminação pública, que novamente se arrasta de longa data, a segurança evidentemente se torna ainda mais vulnerável nesta vizinhança fadigada com tamanho descaso dos responsáveis, sobretudo da municipalidade.

Sabemos que o período de intensas chuvas demandou um número maior de manutenções no setor de iluminação pública. Mas, não me parece que para normalizar tal expediente de trabalho a Prefeitura necessite mais de um mês. Se considerarmos os dados apresentados pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e divulgados por este jornal em matéria publicada na data de 3/1/2020 às 19h18min, disponibilizada no site (https://www.jornalcruzeiro.com.br/ sorocaba/iluminacao-publica-de-sorocaba -tem-media-de-24-manutencoes-por-dia/), a Serpo mantém sete equipes de manutenção da rede de iluminação pública e entre os meses de outubro e novembro daquele ano foram emitidas 1.458 ordens de serviço, sendo uma média de 24/dia. Informou, ainda, que o tempo médio de resposta a estas demandas é de sete dias após a ordem de serviço.

Ora, se considerarmos sete equipes e o número das ordens de serviços lançadas apenas em dias úteis nos dois meses apontados pela Serpo (43 dias), cada equipe cumpre quatro ordens de serviço/dia. Com essa “produtividade”, Sorocaba ficará no escuro! E nós, apenas com a taxa de iluminação pública lançada no carnê de IPTU!
PRISCILA OLIVEIRA

 

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura de Sorocaba agradece o contato da leitora Sra. Priscila de Oliveira e informa que já realizou a troca da lâmpada no endereço mencionado. Ainda, importante igualmente informar que, inclusive, a modernização do sistema de iluminação pública existente na cidade, com a substituição das lâmpadas comuns pela tecnologia de LED, faz parte do Plano de Governo da atual administração pública. Isso já está sendo feito por meio de parcerias público-privadas ou de financiamentos/convênios específicos para viabilizar a implantação desse novo sistema, dentro dos padrões técnicos estabelecidos, em toda a cidade.

Várias avenidas, ruas e dispositivos já foram contemplados com a instalação de lâmpadas de LED no município de Sorocaba, sendo, até o momento: avenida Paraná; ruas Hermelino Matarazzo, Comendador Oetterer e Cel. Nogueira Padilha; viadutos Fernando Dini e Marcos Jacob; avenidas Itavuvu, Ipanema, Dom Aguirre, Antônio Silva Saladino e São Paulo; rua Sadrac de Arruda; avenida Prof. Flávio Fazano; primeiro trecho da Marginal do Córrego Itanguá (avenida João Frate Neto); avenidas Eng. Carlos Reinaldo Mendes e Rudolf Dafferner; e, na região central, as ruas São Bento, Quinze de Novembro, Monsenhor João Soares, da Penha, Dr. Álvaro Soares, Sete de Setembro, Boulevard Braguinha, Padre Luiz, Francisco Scarpa, Miranda de Azevedo e Cesário Motta; um trecho da Estrada do Ipatinga; Parque Campolim; além do Corredor Oeste do BRT, que receberá toda iluminação em LED, abrangendo as avenidas General Osório, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo até o Ipiranga.

Mais uma vez, agradecemos à Sra. Priscila pelo contato! Pode sempre contar com esta Prefeitura, trabalhando diariamente em benefício da população.