Pavimentação incompleta
Sr. editor,
Ao tomar conhecimento do editorial da edição de 23 de maio, intitulado “À espera do progresso”, as 150 famílias que residem no Jardim Portal da Primavera e que pagam em média R$ 2.300,00 de IPTU para os cofres da Prefeitura, ficaram ao mesmo tempo felizes com o início da pavimentação na avenida Três de Março -- obra aguardada há décadas e inaugurada com uma grande festa, com a presença do prefeito e vereadores --, mas profundamente decepcionadas com a Prefeitura de Sorocaba pela não inclusão nesta grande obra da pavimentação de um pequeno trecho de aproximadamente 575 metros da rua Professora Célia Marques Mendes, transversal da avenida Três de Março, indo da rua Vidal de Araújo até a avenida Hollingsworth, que dá acesso à Castelinho. Vale ressaltar que no trecho -- de terra -- transita grande número de caminhões basculantes e betoneiras da concreteira Engemix, que fica na avenida 3 de Março, e outros veículos que se aventuram a passar na estrada de rally esburacada diariamente, levantando muita poeira com o tempo seco e espalhando lama com o tempo chuvoso, trazendo muitos transtornos aos moradores. Em resposta a um requerimento da Câmara Municipal, a Prefeitura alega que a pavimentação do trecho oposto está sendo feito por medida mitigadora e não há previsão de pavimentação do restante da rua. Perguntamos: com um orçamento de R$ 4 bilhões, a Prefeitura não pode incluir em seu planejamento de obras a pavimentação solicitada por 150 famílias? Só acontecem obras na cidade em parceria com grandes construtoras? Prefeito Manga, caso não seja do seu conhecimento, o trecho em questão da rua Profª. Célia Marques Mendes é utilizado como desvio para acessar a avenida São Paulo quando são realizados os grandes eventos no Paço Municipal que o senhor gosta de fazer. Continuamos à espera de um milagre. Ou melhor, do progresso.
FÁBIO CAMARGO
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de Sorocaba agradece o contato do leitor sr. Fábio Camargo e informa que, de acordo com as legislações vigentes sobre medidas mitigadoras e compensatórias em parceria com a iniciativa privada na cidade de Sorocaba, há diretrizes de cálculo estipuladas para que toda atividade exercida pelo empreendedor tenha uma contrapartida ao Município estimada para cada empreendimento. Dessa forma, esta importante obra de mobilidade foi dividida em etapas.
As obras da primeira etapa foram iniciadas em 19 de abril deste ano, com recursos resultantes de medida mitigadora, por parte da empresa Magnum Construtora. A empresa DHM Terraplanagem e Pavimentação é a contratada para realizar os serviços, sob a supervisão da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo). Ao todo, serão 4.800 metros quadrados de área pavimentada, sendo que as obras também contemplam sarjetas, guias, bocas de lobo e iluminação com tecnologia em LED.
Dessa forma, a Prefeitura já está providenciando recursos, sejam eles próprios, por meio de parceria público-privada, financiamento ou convênios específicos, a fim de realizar a segunda etapa da pavimentação na rua Prof.ª Célia Marques Mendes, no Jardim do Paço, Zona Leste da cidade, dentro dos padrões estabelecidos.
Mais uma vez, agradecemos ao Sr. Fábio Camargo pelo contato. Pode sempre contar com esta Prefeitura, trabalhando diariamente em benefício da população.
SECOM