Escorpiões assustam moradores de três bairros em Sorocaba
Moradores de pelo menos três bairros da zona oeste de Sorocaba reclamam do aparecimento de escorpiões em suas residências. De acordo com eles, o problema tem sido frequente no Júlio de Mesquita (Sorocaba 1), e nos jardins Vera Cruz e Guadalajara.
Conforme a Prefeitura, somente em 2019 foram capturados 438 escorpiões pela Divisão de Zoonoses durante vistorias em residências da cidade. O número é maior que o total do ano passado, quando 360 foram entregues à Divisão ou coletados em vistoria. A Prefeitura, no entanto, afirma que os dados refletem o aumento das visitas. “Foram realizadas em 2019 até a data de ontem, mais de 12.100 visitas a imóveis para controle de escorpião”, diz.
No Júlio de Mesquita, os moradores da rua Áureo Arruda apontam como foco um antigo ecoponto. Apesar de desativado, o local continua sendo usado irregularmente pela população. No local tem descarte de lixo, entulho e móveis usados, além de mato. O encarregado de expedição Silton Tadeu Dynas Corrêa, 54 anos, afirma que tanto na casa dele quanto nas dos vizinhos, têm aparecido escorpiões recentemente. Conforme o morador, o problema é recorrente.
[irp posts="73799" ]
O morador acredita que o ecoponto desativado esteja propiciando o aparecimento dos escorpiões nas casas próximas. “Já reclamamos na Prefeitura sobre o terreno que precisa ser limpo e fechado para evitar o acúmulo de lixo e entulho, mas nada foi feito”, reclama Silton.
Vera Cruz e Guadalajara
Moradores dos bairros Vera Cruz e Guadalajara também entraram em contato com o Cruzeiro do Sul para relatar o problema. Analogamente, eles informam o aparecimento de escorpiões em residências e condomínios. Além de denunciar, os moradores enviaram fotos dos escorpiões que capturaram em suas residências.
Prefeitura diz que faz vistorias
A Prefeitura de Sorocaba, por sua vez, afirma que faz a sua parte. “São realizadas vistorias em imóveis com infestação de escorpiões, para a identificação de portas de entrada destes animais no imóvel”, diz. Além disso, são verificadas as “condições de instalação e proliferação, presença de condições que favoreçam sua permanência no ambiente (como alimentos)”. Ainda de acordo com a nota, há orientação técnica e notificação do responsável pelo imóvel para adequação das irregularidades. A providências são tomadas a fim de controlar infestações destes animais e evitar acidentes ocasionados por eles.
Em relação à rua Áureo Arruda, a Prefeitura informou que há apenas uma reclamação nessa localidade. A ocorrência teria sido comunicada em janeiro deste ano e atendida no mesmo mês.
A Secretaria de Saúde (SES) informa que denúncias devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura. Outra maneira de comunicar o problema é comparecendo às Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, por meio do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. (Ana Cláudia Martins)