Educação no município
Sete meses já se passaram desde a pandemia da Covid-19 e milhares de alunos da rede pública municipal ficaram sem o direito de ter uma alimentação adequada para estudar e para sua própria sobrevivência e de suas famílias, evitando também a evasão escolar (...)
É fácil fazer uma amostragem daquilo que foi entregue in loco o Ministério Público por intermédio da promotora Cristina Palma, deveria fazer uma fiscalização daquilo foi entregue, quanto ao kit para gêneros alimentícios não servem sequer para fazer mingau, mostrando a inércia da administração municipal (...) Na verdade o ano eletivo já terminou para os estudantes. Pobres não tem acesso à internet e televisão a cabo, em um esforço descomunal para os professores na famosa live, querem enganar os desprovidos de inteligência que pagam seus impostos (...)
Isso é uma vergonha.
ANA CLAUDIA AIRES CARVALHO
Resposta: Prezada Sra. Ana Claudia,
Referente à compra do kit hortifrúti, que é oriundo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal, informamos que parte do recurso deve ser destinado exclusivamente em gêneros alimentícios hortifrútis, vindos da agricultura familiar. Os produtos foram selecionados pelos agricultores de acordo com a disponibilidade de cada item. Embora não estejam ocorrendo aulas presenciais, a Prefeitura de Sorocaba optou por usar o recurso do PNAE para que não fosse devolvido ao governo federal. Desta maneira, ao realizar a distribuição dos kits, há um benefício direto a quem está recebendo e também ao agricultor, efetuando uma injeção econômica diretamente neste setor produtivo. Será entregue, também, um kit com gêneros estocáveis, que se encontra em fase de tramitação administrava.
A respeito das aulas, esclarecemos que a equipe pedagógica está estudando medidas para equiparar os conteúdos no decorrer dos próximos anos letivos. A rede está oferecendo Atividades Não Presenciais (ANPs) aos estudantes matriculados na Educação Básica da rede municipal de ensino desde o dia 1 de julho. Cada escola faz contato com o aluno e familiar informando a organização pedagógica da unidade e da sua turma. Essas atividades utilizam ferramentas digitais e, também, ocorre a entrega de atividades impressas aos estudantes que não possuem acesso à internet. Essas atividades serão utilizadas para compor a carga horária letiva de 2020. Além disso, desde abril, o Projeto Vivências de Aprendizagem no site da Sedu disponibiliza um material pedagógico com o objetivo de fortalecer o hábito de estudo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SOROCABA