A bem-vinda obra de duplicação da Raposo Tavares
O investimento é de R$140 milhões e vai ser feito com verbas do Programa de Concessões do Governo
A Região Metropolitana de Sorocaba recebeu, nesta sexta-feira (22), uma boa notícia. O governo do estado oficializou o início da duplicação de mais um trecho da Rodovia Raposo Tavares. A obra é reivindicada há décadas e agora começa a sair do papel. Nessa fase serão beneficiados os municípios de Mairinque e Alumínio e o bairro de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba.
O investimento é de cerca de R$140 milhões e vai ser feito com verbas do Programa de Concessões do Governo do Estado, com execução pela concessionária CCR ViaOeste e gerenciamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O prazo para conclusão é de 22 meses.
Esse reforço da malha viária da região vem em boa hora. A rodovia Castello Branco, uma das melhores do país, há tempos dá sinais de saturação. Os longos congestionamentos são cada vez mais frequentes e o tempo perdido nos deslocamentos aumenta ano a ano. A modernização da Raposo Tavares, que praticamente corre em paralelo à Castello, vai contribuir para aliviar o tráfego e melhorar as condições de viagem de milhares de pessoas.
Para se ter uma ideia do volume de trânsito do Sistema Castello Branco-Raposo Tavares, só neste feriado prolongado de Tiradentes, devem circular pelas duas rodovias cerca de 664 mil veículos. E a volta do interior para São Paulo, na tarde deste domingo, deve provocar dezenas de quilômetros de congestionamento. Uma viagem de Sorocaba a São Paulo que em dias normais leva cerca de uma hora e vinte minutos, deve passar das três horas de duração. E esse tipo de situação não pode ser considerado normal.
As intervenções do km 67 ao km 86+900 incluem a duplicação de 20 quilômetros das pistas da Raposo Tavares, a canalização do córrego Varjão - entre os km 67 e 71 da rodovia - e a implantação de passarela de pedestres. Nesse trecho ainda haverá a construção de quatro dispositivos de acesso e retorno, garantindo segurança e fluidez ao tráfego.
Também serão implantados dispositivos de segurança, como defensas metálicas e barreiras rígidas, além de novas sinalizações horizontal e vertical. As intervenções na rodovia, com a melhoria das condições de logística, devem contribuir para a atração de novas empresas para a região, proporcionando desenvolvimento econômico e social para o entorno. Nos próximos meses, as obras devem gerar 2.500 novos postos de trabalho diretos.
As obras que começaram agora integram uma lista de melhorias na rodovia Raposo Tavares, que foram iniciadas em abril de 2021. O primeiro conjunto de obras, com previsão de conclusão até dezembro deste ano, compreende a duplicação da SP-270 no trecho entre o km 86+900 e o km 89+700, no bairro Brigadeiro Tobias, em Sorocaba.
Os trabalhos contemplam a construção de nova pista no sentido capital, com duas faixas de rolamento e acostamento pavimentado. O projeto inclui ainda a construção de novos viadutos no km 87+300, km 88+800, km 89+100 e 89+300, em paralelo às estruturas já existentes. Uma nova alça de acesso, também prevista, vai ajudar na composição do sistema viário. O investimento nesta primeira fase iniciada há cerca de um ano é de R$ 46 milhões.
Durante o período das obras, as pessoas que vivem nas áreas cortadas pela Raposo Tavares e os motoristas que usam a estrada diariamente terão que ter uma dose extra de paciência. Antes de tudo melhorar serão necessários certos sacrifícios. Por cerca de dois anos, o trânsito na região vai ficar ainda mais complicado, com vários bloqueios, congestionamentos e confusão. Faz parte do progresso e ele está agora a um passo de distância. Passado esse período crítico virá a fase da bonança. A modernização da rodovia vai atrair investimentos e valorizar os imóveis da região. O que vai ser bom para todo mundo.
O que se precisa fiscalizar, neste momento, é o andamento da obra. Que o cronograma do projeto seja cumprido e que esse pontapé inicial oficializado pelo governo do estado não tenha sido apenas um factóide em ano eleitoral.