Viva o Cruzeirão!

Criado para promover o intercâmbio esportivo (...) o Cruzeirão 2023 refletiu, em sua abertura, o espírito que o norteia há 64 edições

Por Cruzeiro do Sul

Cruzeirão

Uma grande festa marcou ontem (25) a abertura da 64ª edição do Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2023, torneio organizado pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira. Ao contrário dos anos anteriores e até mesmo do inicialmente programado para esta temporada -- uma sexta-feira à noite, cujos planos foram frustrados por uma tempestade na tarde do último dia 10 --, a nova data escolhida para o pontapé inicial de um dos mais tradicionais campeonatos de futsal do País foi um sábado à tarde, facilitando a participação do público. E a decisão se mostrou acertada, pois a população retribuiu indo em bom número ao Ginásio Municipal de Esportes (GME).

Criado para promover o intercâmbio esportivo entre as cidades de Sorocaba e região, além de integrar, socializar e otimizar a participação de um grande número de atletas -- estimulando a prática do futsal, buscando inserir o hábito de uma atividade física salutar e melhorando a qualidade de vida da população --, o Cruzeirão 2023 refletiu, em sua abertura, o espírito que o norteia há 64 edições. No amistoso sub-7, entre C.T. Audax Sorocaba e C.T. Audax Votorantim, foi dado o incentivo para que os atletas do futuro possam mostrar suas habilidades desde muito cedo.

A partida recreativa de futsal feminino, com as equipes de representação dos times Renasce Vôlei Sorocaba / Sesi e Amigas do Pedal, reafirmou o incentivo à prática esportiva pelas mulheres, que este ano disputarão a categoria Feminino do Cruzeirão com nove equipes. E o jogo desafio da modalidade X2, com o Independente Sorocaba Futsal, reforçou que, mesmo com mais de seis décadas de realização, o torneio estará sempre aberto para o novo.

Já o grande amistoso do dia, entre as equipes do Magnus Futsal Sorocaba e A. A. Vila Helena, fechou com chave de ouro a programação, colocando em quadra os grandes nomes do futsal profissional e do futebol amador da atualidade. Reforçou a mensagem de que, durante os meses da sua realização, o Cruzeirão continua sendo a grande vitrine da prática esportiva na cidade, onde os grandes lances, jogadas plásticas e gols antológicos acontecem.

As atrações na área externa do ginásio, com foodtrucks, brinquedos infláveis e telão para a transmissão dos jogos, além de uma apresentação de DJ e o sorteio de uma moto zero km Honda Elite 125 cilindradas já documentada, ajudaram a atrair um público novo para a competição -- inclusive com viés solidário, já que a arrecadação de alimentos para a campanha “A Fome não é Fake!”, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), ajudará diversas entidades assistenciais da cidade.

Passada a comemoração, a bola começará a rolar a partir de amanhã (27) para as 159 equipes inscritas -- sendo 106 na categoria Principal, 19 na Veterano, 10 na Superveterano, 15 na Máster e nove na categoria Feminino. A primeira semana, a ser disputada até quinta-feira (30), terá 12 jogos, todos pela categoria Principal, com partidas no GME e na Arena Sorocaba. É hora dos grandes artistas da bola pesada mostrarem, em quadra, as suas habilidades. Que vençam os melhores, e viva o Cruzeirão!