Pequenos comércios fortalecem os bairros

Comprar do pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo seu bairro, o que propicia mais desenvolvimento local

Por Cruzeiro do Sul

Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil

Em sua edição do dia 24 de março, o Cruzeiro do Sul abordou o crescimento do pequeno comércio em Sorocaba. Trata-se de uma notícia relevante para a economia da cidade e, principalmente, dos bairros. Estatísticas oficiais e órgãos privados, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), comprovam que esse tipo de negócio, cada vez mais diversificado, emprega muita gente.

Esse “pequeno empreendedor” é, na verdade, um facilitador de serviços. O produto que ele vende ou o serviço que oferece nos bairros representa um ganho de vida para quem mora um pouco mais afastado do tradicional comércio do centro da cidade ou dos shoppings.

Para o Sebrae, os pequenos negócios estabelecidos em bairros são uma espécie de combustível para a economia local. E explica os motivos: promove o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento das empresas de bairro e, consequentemente, há estímulo para que haja inovação, melhoria no seu desempenho e aperfeiçoamento no atendimento.

Comprar do pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo seu bairro, o que propicia mais desenvolvimento local. O consumo descentralizado afeta positivamente até o trânsito, já que produz menos deslocamentos pela cidade, além de contribuir para o meio ambiente, com a redução da emissão dos gases poluentes de carros e ônibus.

De acordo com a reportagem do Cruzeiro do Sul, o número de pequenos negócios comerciais em Sorocaba cresceu 18,53% em 2022, na comparação com o ano anterior. Segundo dados do mapa de empresas do governo federal, o total era de 21.523 em 2021 e subiu para 25.512 no ano passado. Ou seja, quase 4 mil novos pequenos negócios foram criados. E os números continuam aumentando: somente no primeiro bimestre deste ano foram mais 667 comércios e serviços, totalizando 26.179 empreendimentos no município.

Conforme dados do Sebrae-SP, com base em números do Ministério do Trabalho, até o final de 2021, os pequenos negócios eram responsáveis por 30.073 empregos no município. Mantida a proporção negócio/posto de trabalho, o setor emprega atualmente cerca de 40 mil pessoas em Sorocaba.

A mudança do perfil do pequeno comércio acompanha a necessidade do cliente. Essa é uma das formas de fidelização. Se até pouco tempo era comum as pessoas precisarem se deslocar aos centros comerciais localizados nas regiões centrais, agora a praticidade e conveniência evitam essa movimentação.

Hoje, nem mesmo o preço representa ponto negativo ao comércio de bairro. A concorrência praticamente igualou os valores das mercadorias e a concorrência se torna mais saudável.

O sucesso dos pequenos negócios, no entanto, chama a atenção dos “grandes”. Tem sido cada vez mais comum grandes redes do varejo -- e até mesmo do atacado -- estabelecerem filiais nos bairros.

É fato, também, que esse movimento econômico “obriga” o Poder Público a levar melhorias de infraestrutura e segurança para todas as regiões do município. Com bairros fortalecidos, os residentes locais se sentem mais fortes também para exigir a presença da Prefeitura. Uma comunidade bem desenvolvida a partir da economia local, proporciona não somente renda e emprego, mas também a melhoria na vida das pessoas, alavancando o bem-estar social de todos.

Com uma economia consolidada, o morador local não precisa se preocupar em buscar produtos e serviços para a sua família. A cidade cresce, pulsa, se desenvolve. É um ciclo quase perfeito.