Novas oportunidades para um futuro melhor

O ensino básico já não é mais suficiente para garantir a entrada dos jovens no mercado de trabalho

Por Cruzeiro do Sul

Governador lançou ontem estudos para desestatização

Cerca de 200 países, espalhados por todo o planeta, celebram hoje, 28 de abril, o Dia Mundial da Educação. A data simboliza o compromisso de todas essas nações com a melhoria do ensino até 2030.

O Brasil assumiu, como objetivo principal nesse período, melhorar a qualidade da alfabetização em todo nosso território e combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional. Mas isso só não basta. Há muito o que se fazer pela educação e em todos os níveis. Ninguém pode ficar de fora dessa revolução.

Investir no futuro de nossas crianças é fundamental para o desenvolvimento do país. O ensino básico já não é mais suficiente para garantir a entrada dos jovens no mercado de trabalho. As vagas disponíveis, mesmo para estágios, exigem uma capacitação cada vez maior do postulante.

Uma tarefa bastante difícil para quem tem um poder aquisitivo menor. Esse processo acaba afastando bons alunos, que poderiam ter um desempenho brilhante, simplesmente pela falta de uma chance real.

Para tentar reduzir essa distância, dois programas públicos foram lançados nessa semana: um com a chancela do governo do Estado de São Paulo e outro disponibilizado pela Prefeitura de Sorocaba. Os projetos pretendem oferecer um caminho de oportunidades para quem estiver interessado em conquistar novas habilidades e ingressar com força no competitivo mercado de trabalho.

Lançado na quarta-feira, 26, pelo governador Tarcísio de Freitas, o programa Jovem Aprendiz Paulista é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos.

A iniciativa prevê investimentos de R$ 145,5 milhões por parte do Estado para capacitar até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos.

Segundo o governo estadual, essa iniciativa é inédita no país, reunindo jovens que buscam aprendizado profissional e as micro e pequenas empresas, que são as que mais oferecem oportunidades para esse público no Brasil.

“Abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens é muito gratificante, isso oferece responsabilidade e esperança. É um projeto que vai dar milhares de oportunidades e transformar a nossa sociedade. O Jovem Aprendiz Paulista, para mim, é o projeto que tenho mais carinho e o mais importante. Vamos mudar a trajetória de muita gente que tem talento e precisa de oportunidades”, disse Tarcísio no dia do lançamento.

A capacitação técnica dos estudantes será garantida pelo governo de São Paulo. Assim, o Jovem Aprendiz Paulista vai oferecer qualificação profissional conciliada ao ensino regular a dezenas de milhares de jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Segundo dados da Fundação Seade, a taxa de desocupação na faixa etária de 14 a 17 anos chega a 45%.

Outra medida importante prevista pelo programa é dar acesso a oportunidades de trabalho disponíveis nas mesmas regiões onde os adolescentes moram e estudam. Além de reduzir o problema de deslocamento dos estudantes, essa iniciativa ajuda a incrementar a economia local e melhora a conexão entre empreendedores e a comunidade.

Os estudantes que participarem do projeto vão ter a oportunidade de trabalhar por até 24 meses e o ganho mensal pode chegar a R$ 917,59.

Já os jovens de Sorocaba terão mais uma opção. A prefeitura também lançou, na terça-feira (25), um programa parecido com o do governo estadual, o Aprendiz Municipal. Ele é destinado a adolescentes acima de 14 anos, que vão poder atuar como aprendizes na administração pública, de forma remunerada. Esses jovens serão selecionados e receberão a qualificação profissional de uma instituição parceira.

“Estamos dando um passo muito importante, que será fundamental para mudar a perspectiva de várias famílias em nosso município, e, principalmente, poder dar um novo futuro para essas crianças e esses adolescentes, que vão se beneficiar do programa”, ressaltou o secretário da Cidadania de Sorocaba, Clayton Lustosa.

Investir em qualificação profissional para os estudantes é garantir uma oportunidade extra de sucesso. Os jovens que passarem por esse tipo de experiência estarão anos-luz à frente de outros que não trilharem o mesmo caminho. O ideal seria que esse tipo de oportunidade fosse oferecido a todos, mas a realidade do país ainda não permite um passo tão grande assim.

Que os dois programas tenham muito sucesso, ajudem a formar profissionalmente milhares de estudantes e que esses, ao ganhar essa chance, tenham a capacidade de multiplicar esse benefício em prol de toda a sociedade. Que até 2030, o Brasil possa comemorar muitos avanços na educação.