Meio ambiente e as ações diárias
Há 52 anos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, a ONU resolveu instituir o 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de chamar a atenção das pessoas, em todo o mundo, para as questões e problemas ambientais, para as ações do homem que podem impactar negativamente na biodiversidade, e para a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais de divulgação ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam on-line e por meio de atividades, eventos e ações presenciais em todo o mundo.O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é “restauração de terras, desertificação e resiliência à seca”. Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, “a humanidade depende da terra. No entanto, em todo o mundo, um coquetel tóxico de poluição, caos climático e dizimação da biodiversidade está transformando terras saudáveis em desertos e ecossistemas prósperos em zonas mortas. Eles estão aniquilando florestas e pastagens, e minando a força da terra para apoiar ecossistemas, agricultura e comunidades.
A data é global, com cada comunidade desenvolvendo algum tipo de ação em prol do meio ambiente e da conscientização individual que resulte em algo que favoreça o coletivo.
O Reino da Arábia Saudita, onde o rápido desenvolvimento e o aumento do pastoreio de gado levaram à degradação das terras, fez do combate à desertificação uma prioridade, é o anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024. Lançada em março de 2021, a Iniciativa Verde Saudita visa transformar 30% das terras da Arábia Saudita em reservas naturais, plantar 10 bilhões de árvores e restaurar 40 milhões de hectares de terras degradadas. A meta do país é plantar 400 milhões de árvores até 2030.
Como a preocupação em torno do futuro do meio ambiente é global, é natural que atividades de conscientização se intensifiquem nesta época do ano. Desde o último domingo (2) e até o próximo dia 8 de junho, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) promove uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A agenda prevê atividades gratuitas para a população, plantio de mudas, exposições, oficinas e distribuição de sementes. De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade, o objetivo da programação é “envolver a comunidade nessa semana tão importante, fazendo com que se engajem e reflitam sobre a contribuição de cada um nesse desafio contínuo de preservação de nossos recursos”.
Hoje (5), das 9h às 12h, na Praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba, será realizada a Feira do Meio Ambiente, uma ação gratuita e aberta ao público, com promoção da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Dias antes do 5 de junho, Sorocaba ganhou uma Promotoria Regional do Meio Ambiente, instalada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), para atuar na condução de questões referentes à formulação, ao acompanhamento e ao controle de políticas públicas ambientais de âmbito regional, assim como podendo avaliar as atividades e obras de impacto ambiental realizadas na área de alcance agora compreendida.
É natural que as datas comemorativas evidenciem preocupações sazonais. Mas é bom enfatizar que os cuidados com o meio ambiente não podem receber atenção especial somente no início de junho. Assim, alguns cuidados básicos podem ser adotados no nosso dia a dia, como preservar árvores, economizar água e energia elétrica, e reciclar. É notório que a agressão ao meio ambiente reflete em mudanças climáticas e, como consequência da ação do homem, são inevitáveis os impactos negativos no planeta. Portanto, ações favoráveis ao meio ambiente não são nenhum favor. É praticamente uma obrigação.