Inverno também é época para doar vida em forma de sangue
Nesta época do ano, devido ao período de férias no meio do ano e principalmente ao inverno, com dias frios, os estoques de sangue para doação acabam diminuindo. Por conta disso, a Fundação Pró-Sangue convoca a população para doar.
Ato solidário, a doação de sangue é um gesto simples e altruísta que pode salvar até quatro vidas em poucos minutos. A ação de doar, que exige reabastecimento constante para suprir as demandas dos bancos de sangue Brasil afora, recolhe 450ml de sangue por doador e representa uma fração de esperança para os pacientes que recebem a doação.
O gesto exige atitude proativa por parte do doador. Sinônimo de cidadania, a doação de sangue regular é indispensável para evitar qualquer escassez de estoque. Os doadores em potencial costumam sensibilizar-se com a causa quando reconhecem a importância da doação de sangue para receptores futuros, ou em uma determinada ocasião estimulada por uma campanha familiar ou de amigos de pacientes, mas nem sempre há pessoas dispostas à doação a qualquer momento.
De tratamentos constantes a casos repentinos, o ato é capaz de salvar vidas em diversas circunstâncias. A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Torres, destaca sua importância para intervenções médicas de grande porte e complexidade como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Acidentes graves também podem exigir transfusões de sangue urgentes.
Além dos motivos que frequentemente demandam o uso de bolsas de sangue, Marina Torres ainda destaca sua necessidade durante os períodos de grande transmissão de Dengue, pelo qual ainda estamos passando. “Estamos no período sazonal da dengue e no caso da dengue grave, chamada de dengue hemorrágica, requer uma grande quantidade de transfusões de plaquetas”.
Neste momento no Estado de São Paulo há uma movimentação pró-sangue e os bombeiros estão 100% envolvidos nesta ação. O bombeiro é o profissional responsável por prevenir as situações de risco e por agir quando situações emergenciais ocorrem. Um bombeiro militar atua em casos de incêndios, resgate de pessoas em acidentes de trânsito, desmoronamentos, desastres naturais, salvamentos aquáticos e outras atividades de risco. A carreira é admirada pela sociedade por muitos motivos e também pela tradicional ação “Bombeiro Sangue Bom” promovida pela corporação até o final do mês de julho.
O objetivo da instituição é incentivar as doações de sangue do público interno e externo para aumentar os estoques dos bancos de sangue paulistas, principalmente no período das férias, quando as arrecadações diminuem.
Cerca de 8 mil bombeiros de todos os quartéis do Estado podem participar da campanha. “É um ato de solidariedade crucial para a saúde e esperança de muitos”, disse a tenente Olivia Perrone Cazo. “Doar é uma experiência profundamente gratificante, pois cada doação tem o potencial de salvar até três vidas. Saber que um simples gesto pode fazer uma diferença tão significativa traz uma sensação de realização e conexão humana”, completou.
Prova da importância dessa ação é que, somente no início da campanha, que teve início na segunda-feira (1º) na sede do comando dos Bombeiros, no centro de São Paulo, foram arrecadadas quase 100 bolsas no período da manhã. As demais doações dos bombeiros voluntários começaram oficialmente nesta terça-feira (2).
A exemplos dos bombeiros, todo cidadão em boas condições de saúde, que pese no mínimo 50 quilos, que esteja descansado e alimentado e que tenha entre 16 e 69 anos podem participar voluntariamente do ato de doar vida em forma de sangue. Os potenciais doadores precisam apenas ir até um hemocentro com documento com foto. Em Sorocaba, as doações podem ser feitas Colsan, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, de segunda a sábado, das 7h às 12h30 (exceto feriados). É possível fazer o agendamento da doação por meio da internet (https://colsan.org.br/site/) ou obter outras informações pelo telefone (15) 3224-2930 e/ou 3332-9461.