Lar Escola Monteiro Lobato mantém atendimento às crianças e famílias
A equipe de colaboradores do Lar Escola Monteiro Lobato, entidade parceira da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), destaca a importância da assistência social no atendimento de crianças e adolescentes, bem como suas famílias, sobretudo no atual momento da pandemia de Covid-19 e isolamento social.
Por conta das determinações das autoridades municipais e estaduais, os 157 atendidos, na faixa etária de 6 a 15 anos, e em situação de vulnerabilidade social, continuam participando das atividades oferecidas.
As 108 crianças e adolescentes de Sorocaba e as 49 de Votorantim continuam sendo atendidas, de modo remoto, pela equipe de colaboradores do Lar Escola Monteiro Lobato, por meio do Projeto Renovar.
O projeto oferece aos atendidos o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, em horário contrário ao período escolar das crianças e adolescentes. E, apesar dos atendimentos presenciais atualmente não estarem ocorrendo regularmente na entidade, as atividades têm sido enviadas por meio das redes sociais do Lar Escola Monteiro Lobato e também por meio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp.
O coordenador Ricardo Campos destaca que as atividades são preparadas e planejadas pela equipe de colaboradores da entidade, que conta com assistente social, psicóloga, educadores sociais, além da equipe da cozinha, entre outros. “As crianças foram divididas em seis grupos, e os educadores sociais atuam com os grupos enviando atividades e informações, que são elaboradas de acordo com cada faixa etária”, destaca.
Já a assistente social Erika Ariadine aponta que as famílias das crianças e adolescentes também são atendidas de forma remota, e que constantemente elas estão sendo avaliadas, de acordo com suas necessidades e grau de vulnerabilidade social. “Aquelas famílias mais vulneráveis e que não têm acesso à internet, por exemplo, são atendidas da mesma forma. É agendado um dia e horário para que venham até a sede da entidade, onde são entregues as atividades impressas e também alimentos. Para as famílias que não conseguem ir até o Lar Escola Monteiro Lobato providenciamos a entrega”, disse.
A psicóloga Hana Laura Lima disse ainda que além das atividades lúdicas, as famílias também recebem informações sobre campanhas na área da saúde, como vacinação, cuidados com o coronavírus e formas de proteção, dados sobre auxílio emergencial e FGTS, prevenção na área de saúde mental, entre outros temas. “Agora, neste mês, estamos trabalhando a questão do suicídio. Então, aproveitamos essas datas do calendário da saúde para trabalhar conteúdos relevantes com as famílias”, aponta.
Doações de parceiros
O presidente do Lar Escola Monteiro Lobato, José Murilo Marinho Mauad, ressalta também que a entidade recebe doações de alimentos de empresas e parceiros, como o Mesa Brasil Sesc, Banco de Alimentos, Padaria Real, Frutas Mirante, entre outras, mas como as crianças e adolescentes estão sendo atendidos remotamente, são preparados kits que são entregues para as famílias. “Os alimentos são doados para a preparação de refeições para os nossos atendidos aqui na sede da entidade. Porém, como eles estão sendo assistidos de maneira remota, os kits são importantes doações neste momento para as famílias”, diz.
Murilo disse ainda que a entidade segue todo um protocolo de segurança e prevenção em relação ao coronavírus no atendimento aos assistidos, mesmo que de forma remota. “Não temos data para retomar os atendimentos presenciais, pois dependemos da sinalização das autoridades competentes. Estamos preparados. Enquanto isso, o importante trabalho de assistência social, por meio do Projeto Renovar, continua atendendo as crianças e adolescentes, bem como suas famílias”, destaca. (Ana Cláudia Martins)