O carro do povo
Escarabajo, Huevito, Maggiolino, Bug, Coccinelle e Beetle são apenas alguns dos sinônimos utilizados para nomear o Fusca, um dos carros mais populares de toda a história. O simpático automotor tem um sabor de nostalgia e que nem chega aos pés das possantes máquinas hoje produzidas. Uma grande legião de aficionados faz questão de conservar e manter viva a memória desse mito automobilístico.
Por volta de 1932, o alemão Ferdinand Porsche começou a esboçar os projetos de um novo carro que se chamaria “Volkswagen”, que em alemão significa “o carro do povo”. No meio tempo em que as primeiras versões eram experimentadas, o governo alemão se interessou pelo projeto.
Em 1953, a primeira filial da Volkswagen foi instalada no Brasil com a missão de popularizar o Fusca em nossas terras. Nas décadas seguintes, esse lendário automóvel viveu as oscilações que o colocaram entre o estrelato e o declínio. Chegou a ser tema de um filme de Walt Disney, foi ameaçado pela concorrência de modelos mais arrojados e voltou a ser produzido sob os pedidos de um presidente da República. Em 2003, aconteceu a fabricação de seu último exemplar.
No último sábado, dia 19, o Dia Nacional do Fusca foi celebrado em Sorocaba com uma reunião juntou dezenas de modelos do Besouro na Garagem das Carangas, no Alto da Boa Vista. Marcaram presença Fuscas de todos anos, cores e modelos além de centenas de apaixonados pelo “carro do povo”.
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