Presença: De volta aos trilhos

Por Manuel Garcia

Carlos Mattos. Crédito da foto: Manuel Garcia

Westinghouse 2041 passa a ser a primeira locomotiva elétrica do acervo do Centro de Memória Ferroviária. Crédito da foto: Manuel Garcia

Um icônico equipamento do início da fase da eletrificação dos trens no País está restaurado e passa a fazer parte do acervo do Centro de Memória Ferroviária, na Estação Paula Souza, em Sorocaba. Trata-se da locomotiva Elétrica Westinghouse 2041 da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que acaba de ser recuperada pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF-Sorocabana), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas).

Após seis meses de trabalhos de restauro realizados voluntariamente pelos integrantes do MPF-Sorocabana, o equipamento foi apresentado no último sábado, dia 9. A locomotiva foi cedida ao Movimento de Preservação Ferroviária em meados de 2017, fruto de uma conciliação entre a entidade, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Rumo Malha Paulista S/A, que reconheceram a importância da preservação do equipamento em virtude de seu valor histórico e tecnológico.

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A Westinghouse 2041 passa a ser a primeira locomotiva elétrica do acervo do Centro de Memória Ferroviária, que está sendo implantado pelo MPF-Sorocabana na Estação Paula Souza. A associação já havia restaurado um carro de passageiros de 1951, do antigo Trem Luxo da EFS, que tem sido usado nos passeios da histórica Locomotiva 58, em parceria com a Prefeitura.

O acervo do associação conta, ainda, com a locomotiva diesel-mecânica Whitcomb 3036, construída em 1942 pela Whitcomb Locomotive Company em Illinois, Estados Unidos, que está em fase final de recuperação com patrocínio da Schaeffler Brasil e deve ser inaugurada até o final de abril.

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