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Em 1986 o Brasil atravessava uma de suas muitas crises financeiras e a atividade econômica estava em declínio, desestimulando novos investimentos. Entre os poucos empresários que viam na crise uma oportunidade de crescimento estava o francês Bernard Jean Kaplan, um especialista em shoppings e que já havia cuidado da implantação de alguns deles pelo Brasil. Naquela época, ele anunciava a criação de mais um, em Sorocaba, numa área que, segundo ele, tinha a mais bela vista da cidade.
Kaplan dizia que não se assustava com a crise e que era em períodos ruins que se deveria investir, pois as crises passam e quando isso ocorre a vantagem maior é de quem está pronto. Além disso, uma pesquisa que realizara junto ao comércio local apontara a viabilidade de se manter um novo shopping na cidade. E outra pesquisa, feita junto aos estabelecimentos comerciais dos shoppings de São Paulo, indicava que um grande volume de sorocabanos deixava seus cheques nas lojas paulistanas, motivo mais que suficiente para que muitas das chamadas lojas de “grife” tivessem seu interesse despertado para as possibilidades do novo empreendimento, entre elas a empresa francesa Carrefour, que estava iniciando seu processo de expansão no País.
No dia 31 de maio de 1989, no Ipanema Clube, o projeto do Esplanada Shopping Center era apresentado a autoridades, empresários, lojista e a imprensa. O projeto tinha à frente a Construtora Romeu Chap Chap, com números grandiosos: 150 mil metros quadrados de área total, 36 mil metros quadrados de área construída, 160 lojas, estacionamento para dois mil veículos e um investimento estimado em US$ 16 milhões. Era o resultado de dois anos de pesquisa e planejamento que iria tornar-se realidade no ainda quase inexistente Parque Campolim.
As crises econômicas continuavam presentes na vida do futuro shopping, tanto que sua inauguração foi adiada em duas oportunidades -- abril e julho de 1991 -- e ele abriu finalmente suas portas em 4 de setembro daquele ano. O sucesso do empreendimento foi consolidado em 1995, quando se tornou o quarto maior shopping em movimento do interior.
O Esplanada trouxe para Sorocaba novas lojas e grandes magazines, como as Lojas Americanas, Riachuelo e o Mappin. Em 1998 chegava o último grande magazine, a lojas Renner. O Mappin fechou suas portas no dia 23 de agosto de 1999. Em maio de 2000 a Wanel comprava parte da área do Mappin e ampliava sua loja, hoje ocupada pelo Magazine Luiza. Em seguida, a DiCicco ocupava o restante do espaço com um shopping de materiais de construção.
No ano de 2013 foi inaugurada a expansão do shopping, que passou a se chamar Iguatemi Esplanada. No total o empreendimento conta hoje com 390 lojas, 40 operações de alimentação, sendo oito restaurantes, sete salas de cinema, alem de um estacionamento para 4.200 vagas, o transformando assim em um dos maiores complexos comerciais do interior paulista.
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