Presença: Você sabe o que é Outubro Rosa?

Por Manuel Garcia

Cristina Delanhese. Crédito da foto: Arquivo Jornal Cruzeiro do Sul

Daniela Rabano Sola Haro, Ana Cristina Miragaia, Samanta Rossin Rabano. Crédito da foto: Arquivo Jornal Cruzeiro do Sul

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova York, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Câncer Foundation. O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional sobre o câncer de mama e ginecológico nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos com o rosa.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer -- INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Desde 1975, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer desenvolve ações preventivas e auxilia mulheres que tiveram câncer e sofreram a mastectomia na cidade de Sorocaba. A Liga ajuda mulheres em tratamento de câncer de mama e câncer ginecológico com atendimentos médicos e psicológicos, assistência social, fisioterapia, aulas de danças, pilates, entre outras ações de suma importância para as mulheres ali assistidas.

A família Liga está hoje na coluna Presença, estampando fotos de mulheres vestindo a camisa rosa, para lembrar a todas as mulheres a importância do autoexame e da mamografia. A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer lança hoje também um minidocumentário, produzido pelo jornal Cruzeiro do Sul, com depoimentos de algumas de suas assistidas que venceram a batalha contra o câncer.

[gallery columns="1" size="medium" ids="293625,293629,293632,293626,293630,293627,293634,293631,293633"]

https://youtu.be/qJXwVCMFsdc