#TBT: Terminais

Por Manuel Garcia

Inicio das obras do Terminal São Paulo em setembro de 1991. Crédito da foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul

Inicio das obras do Terminal Santo Antônio em 30 de junho de 1991. Crédito da foto: Projeto Memória / Jornal Cruzeiro do Sul

O #TBT de hoje vai contar um pouco da história dos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo, que foram inaugurados em 1992. A cidade de Sorocaba antes dos terminais serem inaugurados contava com um sistema de ônibus confuso, a maioria deles tinha como ponto final o Mercado Municipal e o serviço era precário sendo alvo de reclamações de muitos usuários.

No início dos anos 1990 a cidade se viu na necessidade de implementar um sistema de transporte mais moderno e, assim, começaram a ser desenhados pela Urbes - Trânsito e Transportes os terminais São Paulo e Santo Antônio. A ideia de se ter terminais de ônibus e integrar o sistema visava uma modernização no transporte coletivo da cidade. Antes, por exemplo, quem morasse no Parque São Bento e desejava se deslocar até Brigadeiro Tobias, do outro lado da cidade, teria que pagar mais de uma tarifa de ônibus, já com a inauguração dos terminais isto seria possível com o uso de uma única tarifa, mesmo que para isso precisasse usar mais de um ônibus no trajeto.

O Terminal Santo Antônio é o mais importante e movimentado de Sorocaba, diariamente passam por ele mais de 60 mil pessoas que utilizam o transporte público na cidade e vão para vários bairros da região do Além-Linha, Cerrado, Além Ponte. Dentro, o terminal possui lojas de conveniência, banheiro público, banca de jornal e variedades, além de uma lotérica. São mais de 60 linhas de ônibus que saem do Terminal Santo Antônio.

Já o Terminal São Paulo é o segundo mais importante de Sorocaba, ele possui mais de 30 linhas de ônibus. Ao lado dele funciona o Poupatempo. Na parte de fora do terminal passam linhas de ônibus intermunicipais.

Durante estes 28 anos de funcionamento do sistema integrado do ônibus muita coisa mudou, o sistema que no começo funcionava com fichas, passou a adotar bilhetes magnéticos, e atualmente conta com um moderno sistema de cartões e leitores de QR Code, neste tempo muitas reformas foram realizadas nos terminais e desde o último domingo, 30 de agosto, a cidade ganhou mais um terminal de ônibus, o Terminal Vitória Régia, que faz a integração do sistema BRT.

[gallery columns="1" size="medium" ids="287033,287034,287031,287035,287036,287037,287039,287040,287041,287042,287044,287045,287046,287047,287048,287049,287050,287051,287052,287053,287054,287055,287056,287057,287058"]