Confira um resumo dos principais métodos de ensino das escolas brasileiras
Ficar sentado várias horas do dia, ouvindo e copiando tarefas no fim pode mais atrapalhar do que ajudar o aluno. Assim como demais áreas da vida, estudar deve ser algo prazeroso até mesmo quando o assunto não agrada. Daí a importância de escolher uma escola que melhor se adapte ao perfil da criança e do adolescente.
Muitas práticas de ensino das escolas brasileiras podem até ter várias semelhanças – até porque um dos principais objetivos é promover a integração dos alunos com a diversidade de histórias e visões de mundo –, mas cada uma pode seguir caminhos e focos diferentes. Vale lembrar também que nem sempre é fácil entender as diferenças. O importante é analisar se as características do modelo adotado estão se adequando à personalidade da criança.
Conheça algumas das principais linhas pedagógicas seguidas no Brasil
Escola Tradicional: Mais antiga e com um perfil um pouco mais “fechado”, no modelo de ensino tradicional o professor é o protagonista durante toda a aula. O docente o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.
Escola Construtivista: Nessa metodologia o aluno passa a ser um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem e o professor atua como um agente facilitador que orienta o estudante a buscar e gerar seus próprios conhecimentos
Escola Sociointeracionista: Essa linha pedagógica ocorre por meio da interação do aluno e a sociedade em que ele está inserido. Dessa maneira, a metodologia vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural no qual o indivíduo se insere e à influência que o ambiente exerce sobre a formação psicológica do homem.
Escola Montessoriana: Normalmente aplicada no ensino infantil e fundamental. As salas são equipadas com diversos materiais e atividades e os alunos podem escolher o que irão fazer a cada dia.
Escola Waldorf: Os alunos são agrupados por idades e não necessariamente por séries. Três aspectos são colocados em foco: o desenvolvimento corporal, anímico e espiritual. Para desenvolver esses aspectos, os alunos contam com um professor de classe que os acompanha durante todo um ciclo, além de aulas com outros professores para cobrir outras partes do currículo.
Bolsas de estudo
O Educa Mais Brasil, programa de inclusão Educacional que atua em todo território nacional e já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes, tem como parceiras escolas que atuam com diversos modelos pedagógicos. Através do programa, muitas famílias estão tendo a oportunidade de oferecer ao filho uma educação de qualidade e diferenciada, contando com descontos nas mensalidades. Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira. Você pode conseguir descontos de até 50% para educação básica.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil