Enem 2020: estudantes com direito à reaplicação do exame podem conferir local de prova a partir de hoje (19)

Pelo cronograma, Cartão de Confirmação será divulgado nesta sexta

Por

Closeup to hand of student holding pen and taking exam in classroom with stress for education test .

O Cartão de Confirmação dos candidatos que vão fazer a reaplicação do Enem 2020 será liberado nesta sexta-feira, 19, de acordo com cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. O documento informa o local onde o estudante fará a prova.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas nos dias 23 e 24, mesmos dias em que as pessoas privadas de liberdade farão o chamado Enem PPL. Nesta etapa, as provas serão no formato impresso, inclusive para quem optou pelo Enem Digital.

Puderam solicitar a reaplicação do Enem os inscritos que se sentiram prejudicados devido a incidentes logísticos durante a avaliação, os que apresentaram sintoma de alguma doença infectocontagiosa ou, ainda, aqueles que não puderam realizar a prova por conta da não liberação das escolas devido à pandemia do Covid-19, como os estudantes do estado do Amazonas.

Como problemas logísticos, para que possa ser solicitada a reaplicação, o Inep considera situações como: desastres naturais que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local e falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural.

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior do país. Com a nota obtida na prova, os estudantes podem se inscrever em programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), para cursos de graduação em instituições privadas, e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes nas instituições públicas.

Cartão de confirmação da reaplicação do Enem 2020

Confira, abaixo, como acessar o Cartão de Confirmação da reaplicação do Enem 2020:

• acesse a Página do Participante Enem;

• clique em “Entrar com gov.br”;

• preencha o campo com o seu CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.

No cartão está disponível o número de inscrição, data, hora e atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso essas solicitações tenham sido solicitadas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório comparecer ao local de prova com o Cartão de Confirmação, o Inep recomenda que os participantes imprimam e leve nos dias de aplicação para evitar possíveis transtornos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil