Volume de candidatos com ensino superior é maior que a oferta de vagas de emprego

Por

FOTO (6)

Aproximadamente 4 milhões de brasileiros com ensino superior completo não encontram uma profissão que tenha como pré-requisito o seu nível de escolaridade. Por conta disso, essas pessoas estão em vagas de menor qualificação ou desocupadas – a taxa de desemprego é de 6% entre a população com ensino superior completo.

O número faz parte de um levantamento realizado pela consultoria iDados, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Ainda segundo a pesquisa, atualmente, o Brasil tem 18,3 milhões de pessoas que terminaram a faculdade para 14,5 milhões de ocupações com exigência de curso de Ensino Superior.

Embora os dados sejam negativos, cursar uma faculdade ainda é bastante vantajoso. No país, a taxa de desemprego é de 6% entre a população que tem ensino superior completo, mas ela sobe para 14% no grupo que cursou apenas até o Ensino Médio.

Pensando em investir na educação, é possível contar com o apoio de bolsas de estudo. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, oferta bolsas de até 70% para quem quer iniciar uma graduação. O processo é bastante simples. Basta acessar o site do programa e conferir as oportunidades disponíveis.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil