Adesão ao isolamento em Sorocaba é de 36%

Por

Reabertura do comércio.

Redução do isolamento coincide com a reabertura parcial dos comércios. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Sorocaba registra o menor índice de isolamento social desde o início da quarentena, segundo os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do Governo de São Paulo. Na quinta-feira (23), último dia do levantamento, o município marcou apenas 36% de adesão ao distanciamento e estava sete pontos abaixo da média da capital paulista e de todo o Estado (ambos com 43%), além de figurar atrás de outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

De acordo com o levantamento estadual, o último dia em que a cidade chegou a 36% foi em 17 de março, uma semana antes da quarentena ser decretada em São Paulo. Em 24 de março, dia do decreto estadual, 43% da população permanecia em suas residências. No início desta semana, entre segunda-feira (20) e terça (21), o município havia chegado a 37%.

Os números abaixo da média estadual do isolamento coincidem com o período de flexibilização. Atualmente, Sorocaba está na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas, com comércios de rua, galerias e shopping centers abertos parcialmente.

Em Votorantim, os estabelecimentos não essenciais foram autorizados a retomar as atividades no dia 18. Na data, o Simi registrava 45% de adesão no município. A primeira semana de funcionamento representou uma queda de quatro pontos no índice, que chegou a 41% na quinta-feira (23).

Entre os municípios da RMS monitorados pelo Estado, Sorocaba teve índice inferior a Ibiúna (45%), São Roque (42%), Votorantim (41%), Itapetininga (39%), Tatuí (39%) e Salto (37%), ficando à frente de Itu (35%) -- cuja queda entre domingo, quando estava com 48%, e quinta-feira, foi de 13%.

Ibiúna figura na sétima posição na lista dos 20 municípios do Estado com maior índice de isolamento social, sendo o único representante da RMS. Ao longo da pandemia, a cidade chegou a registrar 74% de adesão.

A Prefeitura de Sorocaba classificou como “natural” a redução do isolamento social pela população diante da reabertura parcial dos comércios, o que levaria mais pessoas às ruas e lembrou que os dados do sistema de monitoramento não são levados em consideração para manutenção ou avanço de fase na flexibilização -- mas sim a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, confirmações de casos, óbitos e internações.

Contudo, a municipalidade pede aos munícipes que podem ficar em casa saiam apenas em casos de necessidade, e orienta que as pessoas usem máscaras de proteção, higienizem as mãos com álcool em gel e mantenham o distanciamento social. “A conscientização da população no combate da doença é essencial para que seja evitado um colapso da rede de saúde e que as atividades econômicas possam ser retomadas o mais breve”, diz o Executivo. (Wesley Gonsalves)