Aerofest reúne 50 mil pessoas no Parque do Paço
Aproximadamente 50 mil pessoas participaram neste domingo (21) do Aerofest, no Parque do Paço, segundo avaliação de público calculada pela Polícia Militar. Famílias inteiras de Sorocaba e outras cidades da região concentraram-se no local para prestigiar as atrações. A mais aguardada e aplaudida de todas foram as acrobacias dos pilotos e aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.
As atividades iniciaram ainda pela manhã, às 11h, e enquanto aguardava o espetáculo aéreo, o público dividiu-se entre as muitas atrações oficiais dispostas no parque. Helicóptero da Polícia Militar, viaturas do Corpo de Bombeiros, do Samu, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e da Polícia Militar foram disputadas com filas pelo público interessado em guardar com fotos a memória do evento. Aproveitando-se do horário do almoço, fizeram piquenique sob a sombra das árvores no entorno do estacionamento e do lago. O playground também garantiu alegria das crianças.
Outra atração gratuita foi uma cabine fotográfica com uma turbina de vento lançado contra o rosto do fotografado. Todos os que entraram na cabine colocaram o par de óculos de proteção e, com o cenário ao fundo e o ar no rosto, a imagem registrada é como se estivessem no céu, com cabelos esvoaçantes e formatos da boca e rosto alterados pelo vento. Quase 500 pessoas levaram as suas fotos impressas e sem custo algum para mostrar aos familiares e amigos.
Simultaneamente a tudo isso, teve balonismo, aeromodelismo, exposição de veículos antigos, e espetáculos culturais com apresentações do Grupo Taikô (União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba – UCENS), da banda Etios (Toyota), da Orquestra de Viola Zé Franco e Banda Strip n’Shout. Também foi oferecida orientações e testes de saúde à população presente, com realização de 450 testes de Hepatite e 350 de taxa de açúcar no sangue (glicemia para verificação de possível diabetes).
Transporte
A Urbes – Trânsito e Transportes disponibilizou ônibus partindo a cada dez minutos para ir e voltar ao Paço, promoveu a interdição em alguns espaços para garantir a segurança do público no evento e distribuiu agentes de trânsito por todas as imediações.
Lazer
Na cabine fotográfica de vento -- mãe e filho, moradores do Ibiti Royal -- Leonardo de Lima, 18 anos, estudante e Jane de Fátima Lima, 50 anos, do lar, participaram do “Aerofest”, na tarde de hoje e estavam empolgados. “Vim no ano passado e trouxe a minha mãe desta vez porque achei muito legal, comenta Leonardo. “Fiquei surpreso com a cabine de vento e que nos permitiu as fotos gratuitamente, vou mostrar a fotos para muitos amigos”, ressalta.
Já a família Oliveira chegou cedo e ficou próximo do palco. Bruna Mendes Oliveira, 38 anos, dona de casa, e seu esposo Ademir Pereira dos Santos, 41 anos, comerciante e os filhos, Nicole, 13 anos, Sophia, 7 anos e Julia Eduarda, 11 anos, prestigiaram o evento em família. “Muito importante um evento como este, junto da família, com balões, música e a polícia cuidando da segurança”, comenta Bruna.
Ana Paula Salvani Vasconcelos, 40 anos, escrevente, veio junto do filho, Gabriel de Vasconcelos, 7 anos, estudante. “Estou achando ótimo o evento com a esquadrilha da fumaça e é a segunda vez que venho prestigiar este evento em menos de um ano”, comenta Ana Paula.
Empolgados com as acrobacias das aeronaves, Marcelo Ribeiro, 24 anos, técnico de edificações e Tais Aparecida Cardoso, 39 anos e as crianças, Enzo, 10 anos, Lavínia, 11 anos, adoraram o evento. “Feliz por estar aqui e dou os meus parabéns a Prefeitura", comenta Marcelo.
Já Kátia Fernandes, 37 anos, operadora de produção, foi acompanhada dos sobrinhos Isabela Arruda, 13 anos e Caue Arruda, 7 anos. “Estou encantada com tudo isto!”, comenta Kátia. “Cada pirueta do avião e um friozinho da barriga, muito empolgante”, ressalta.
Dona Maria Olinda, 54 anos, diarista e os Ismael Strober, 46 anos, eletricista, trouxeram a neta Isadora, 6 anos e o primo Mário Celso de Melo, 54 anos, mecânico. “Sorocaba merece eventos como o de hoje, estamos maravilhados com a esquadrilha", comenta Maria Olinda. (Com informações da Secom)