Aeronaves estariam estacionadas irregularmente no Aeroporto de Sorocaba
Aeronaves estariam sendo hangaradas de forma irregular no Aeroporto de Sorocaba. A situação estaria ocorrendo nas entradas dos hangares que eram operados pelo Aeroclube de Sorocaba. A reportagem do Cruzeiro do Sul flagrou aeronaves em dois dos hangares que eram operados pela instituição até o início do ano.
Na quarta-feira (28), no hangar que pertence ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), havia um “jato” estacionado na entrada do local. Não era possível intensificar o prefixo da aeronave. O hangar estava sob responsabilidade do Aeroclube.
Outra aeronave de pequeno porte podia ser parcialmente visualizada da avenida Santos Dumont, em frente ao hangar que o Aeroclube locava para uma empresa de manutenção de aeronaves.
[irp posts="61221" ]
A denúncia recebida pela reportagem dava conta de que o uso dos locais poderia estar ocorrendo para driblar cobranças aeroportuárias. Outra preocupação era com relação a eventuais emergências nos galpões, como incêndio. O problema estaria na obstrução das entradas.
O Daesp afirmou que a responsabilidade sobre os locais é da Prefeitura de Sorocaba. Já o Executivo destacou, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos, “que desconhece tal prática e que deverá enviar técnicos ao local para averiguar e, caso constatado, buscar solução ao caso”.
No grupo de aeroportos gerenciados pelo Daesp, o valor das tarifas, incluindo, por exemplo, manobras e permanência em pátios, pode chegar a R$ 25,6 mil. (Marcel Scinocca)