Álcool vencido provoca reclamação em escolas
Escolas estaduais de Sorocaba e até a Diretoria de Ensino estavam utilizando em seus processos de higienização álcool em gel fornecido pelo Governo do Estado fora da data de validade. A situação teria ocorrido ao menos a partir de 20 de janeiro deste ano. O caso foi relatado por servidores ao Cruzeiro do Sul na terça-feira (2).
De acordo com os funcionário públicos, que falaram na condição de anonimato, houve a distribuição dos itens para unidades escolares da cidade, ligadas à rede estadual. O item chegou a ser usado na Diretoria de Ensino. “Estávamos em home office até dia 29 de janeiro e os que estavam indo presencial estavam em revezamento. Mas em 1º de fevereiro, retornamos presencialmente, e foi distribuída este álcool para uso individual”, comenta um servidor.
Imagina mais de 50 pessoas compartilhando o mesmo espaço, e usando álcool vencido? Sem falar das outras pessoas que entram na Diretora de Ensino, pais, professores e fornecedores. Não tem totem pra álcool, todo mundo tem que por a mão no mesmo vidrinho de álcool, e por a mão no termômetro pra medir temperatura. E usando álcool vencido”, desabafa outro.
Questionada sobre a situação, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Sorocaba irá substituir os itens com data de validade expirada. “As escolas foram orientadas quanto ao monitoramento e respeito aos prazos de validade dos produtos para a reposição necessária”, lembra.
A Secretaria informou ainda que neste ano, em todo o Estado, as 5,1 mil escolas estaduais receberam R$ 700 milhões por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola de São Paulo. Essa verba foi destinada para manutenção e conservação das unidades para a volta segura das aulas presenciais. Para a região de Sorocaba, foram liberados R$ 48,6 milhões. (Marcel Scinocca)