Aniversariante pede produtos de limpeza de presente
O aniversário de 8 anos da pequena Maria Clara Carvalho Guimarães, hoje com 7, será especial. A menina abriu mão de ganhar presentes por uma causa solidária. Em vez de receber roupas, sapatos, brinquedos ou outros presentes, ela pediu produtos de limpeza aos familiares e amigos. As doações serão arrecadadas no dia da festa, 9 de agosto, em sistema de drive thru, e encaminhadas à Associação Bethel, de Sorocaba.
A ideia de realizar o “NiverSolidário” partiu da própria filha, conta a microempresária Hellen Carvalho Guimarães, de 37 anos, mãe de Maria. Segundo ela, a menina é bastante engajada em ações solidárias. Doa, frequentemente, brinquedos e roupas a crianças carentes e não hesita em dividir aquilo que possui. Por isso, optou por continuar fazendo o bem ao próximo em uma data tão importante, tornando-a, assim, ainda mais memorável. “Não sou eu que estou pedindo para ela fazer (essa ação), ela está fazendo por vontade própria”, afirma Hellen.
Maria Clara não está minimamente chateada por não ser presenteada. Muito pelo contrário. Se mostra feliz e empolgada por realizar um ato solidário. Para ela, neste momento, presentes não são importantes, pois não lhe falta nada. Por outro lado, outras pessoas e entidades foram amplamente afetadas pela pandemia do novo coronavírus e precisam muito de auxílio. “Às vezes, as pessoas não têm nada e, quando recebem doações, ficam tão felizes. Elas se sentem felizes e nós também, por termos doado”, diz. Além de solidário, o aniversário será uma oportunidade para a menina rever pessoas queridas, mesmo à distância.
Com exceção dos presentes, a comemoração contará com todos os itens típicos. Haverá bolo, decoração, doces, músicas e até lembranças para os convidados. Hellen montará uma mesa decorada na garagem de sua casa. Ela ganhou todos os produtos para a realização da festa de empresários da cidade. Os convidados poderão participar de dentro dos veículos.
A iniciativa é, especialmente, voltada aos parentes e amigos de Maria, mas quem quiser pode ajudar, frisa a mãe da menina. Para participar, basta ir, de carro, à residência da família, situada na avenida Gonçalves Magalhães, número 610, no bairro Trujillo, das 14h às 17h. Podem ser doados sacos de lixo, álcool líquido 70%, amaciante de roupas, detergente, saco de lixo de 40 litros, água sanitária e desinfetante. Esses são os itens mais necessários para a instituição, neste momento. Porém, também é possível contribuir com caixas de hambúrgueres, frango empanado, cereal e bandejas de iogurte.
Os 100 primeiros doadores ganharão um bolo de pote. Desse total, os primeiros 50 receberão, também, um copo personalizado. Além disso, cada motorista terá direito a uma senha participar do sorteio de brindes, a ser realizado após a festa. Um dos prêmios já definidos são 12 vales marmitex para um restaurante de Sorocaba.
Hellen não esconde a emoção por ter uma filha que, desde pequena, busca fazer a diferença ao seu redor. O espírito solidário da filha lhe dá esperança, apesar da crise vivenciada pelo mundo, atualmente. “É um orgulho saber que ela está se tornando um ser humano bom e engajada em ajudar o próximo”, pontua. (Vinícius Camargo)