Atendimento ao Cidadão abre porta para MPSP 100% digital
Com o objetivo de concentrar em um só espaço 100% digital todos os assuntos de interesse da sociedade, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) lançou ontem (23) o serviço Atendimento ao Cidadão, canal disponível no portal da instituição (http://www.mpsp.mp.br/). Por meio dele, qualquer pessoa terá acesso a um formulário para registro de solicitações que serão encaminhadas à Ouvidoria do MPSP, órgão responsável por receber, examinar e direcionar manifestações, reclamações, críticas, comentários, elogios, pedidos de informação e sugestões sobre as atividades desenvolvidas pelo maior Ministério Público do país. “Estamos modernizando o Ministério Público de São Paulo”, disse o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo. “Trata-se do primeiro passo para construir o nosso sistema digital para os procedimentos extrajudiciais”, afirmou o diretor-geral do MPSP, Michel Romano.
Mais uma ferramenta para garantir o pleno exercício do direito à cidadania, o espaço permitirá, a critério do interessado, o registro de manifestações identificadas e sigilosas, em que o nome do cidadão é preservado, ou anônimas, quando não é preciso informar nenhum dado pessoal. O ideal é que seja fornecida a maior quantidade de informações possível.
Preenchido e enviado o formulário, ele será recebido pela Ouvidoria por meio do próprio sistema do Atendimento ao Cidadão. Ao ouvidor do MPSP e demais integrantes do setor, o sistema possibilitará, por exemplo, a visualização de manifestações ainda não distribuídas, as pendentes e as que já foram analisadas. (Da Redação, com informações do Núcleo de Comunicação Social do MPSP)