CHS terá 10 leitos para Covid ativados

Por Marcel Scinocca

CHS terá 10 leitos para Covid ativados

O Estado ativará mais 10 leitos de UTI no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A informação foi confirmada ontem (7) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A notícia chega no dia em que Sorocaba registrou vários índices negativos com relação à Covid-19, incluindo mortes, internações e ocupação de leitos de UTI.

De acordo com a Secretaria do Estado, com os leitos do CHS que serão ativados, a unidade de saúde duplicará a capacidade de atendimento a casos graves do novo coronavírus. “Além disso, o Hospital Regional de Sorocaba Adib Domingos Jatene opera com 15 leitos exclusivos para estes casos”, lembra.

A reportagem apurou que a área destinada aos pacientes de Covid-19, chamados internamente de “covidário”, já tem movimentação sobre a montagem e reativação dos leitos. As ações começaram no final da semana passada. Entretanto, o Estado não informou quando, exatamente, os leitos estarão aptos ao atendimento

O Estado lembrou ainda que até domingo (6) a região de Sorocaba apresentava taxas de ocupação dos leitos Covid-19 em 61% na UTI e 41,3% na enfermaria. “Portanto, segue com plena condição de atender os pacientes”, garante. “A Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Contingência de coronavírus monitoram ininterruptamente o cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o território para planejamento de medidas para fortalecimento do SUS em SP, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário”, conclui.

Dados

Sorocaba ultrapassou ontem (7) a casa de 500 mortes pelo novo coronavírus. Com o registro de mais cinco mortes, a cidade contabiliza, agora, 504 óbitos. Na mesma data, a cidade também registrou ocupação 100% em todas as unidades públicas de saúde com pacientes relacionados à Covid. No CHS, todos os leitos de enfermaria e de UTI estavam ocupados. O mesmo ocorria com a Santa Casa e seus 61 leitos, sendo 40 de UTI. Já no Novo Regional Adib Jatene, todos os 10 leitos de UTI adultos estavam ocupados. No caso da enfermaria, a ocupação era de 80%.

Sorocaba também apresentou o maior índice de ocupação de leitos dos últimos dias. Desde 29 de novembro a cidade não tinha tantos internados com suspeita e com a confirmação da Covid-19. Fez subir esse dado o número de pessoas com suspeita da doença, 87 pacientes, o maior em mais de quatro meses. Desde 21 de julho não se via tanta gente internada nessa situação.

Sobre os demais dados de ontem, a Secretaria da Saúde (SES), registrou 22.423 recuperados da Covid-19. Já os casos confirmados com a doença passaram de 23.063 para 23.172 na cidade. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 66.321.

Três óbitos permanecem em investigação e cinco novos óbitos foram confirmados. As cinco novas vítimas tinham entre 58 e 85 anos. Uma delas não tinha comorbidades. As mortes ocorreram entre 24 de novembro e 6 de dezembro. Três mortes ocorreram em hospitais públicos e duas em unidades privadas. (Marcel Scinocca)