Cidadania habilita hotel para receber idosos durante pandemia
Após edital de credenciamento de hotéis aberto pela Prefeitura de Sorocaba para hospedar idosos com 60 anos ou mais, integrantes do grupo de risco e de vulnerabilidade social, durante a pandemia do novo coronavírus, somente um estabelecimento foi habilitado até o momento. Conforme a Secretaria de Cidadania (Secid), somente o Grand Hotel Royal foi habilitado e outros cinco estabelecimentos se inscreveram, mas apresentaram proposta em desacordo com o edital e/ou documentação faltante.
Conforme a Secid, os hotéis não habilitados têm um prazo de cinco dias úteis para recurso. O prazo termina na segunda-feira (13). Além disso, a pasta afirma que, apesar de somente um hotel ter sido habilitado até o momento, ainda não houve seleção. “A escolha dos hotéis está sendo ainda realizada, sendo que o edital de chamamento para a participação foi publicado no Jornal do Município”, diz a pasta.
Ainda de acordo com a Secid, na edição do Jornal Município de Sorocaba do dia 6 de julho, foi publicada a classificação preliminar do edital de credenciamento 01/2020 da Secretaria da Cidadania. A pasta disse ainda que os idosos selecionados irão para os hotéis assim que for formalizado o contrato e se houver necessidade. “Não é possível definir neste momento quantos, porque isso vai ocorrer de acordo com a demanda”, diz a Secid.
A Prefeitura de Sorocaba pretende gastar até R$ 900 mil com a hospedagem em hotéis de idosos com 60 anos ou mais, integrantes do grupo de risco, para minimizar uma possível contaminação pelo novo coronavírus. A Secid abriu o credenciamento de hotéis da cidade que queiram receber os hóspedes no último dia 25 de junho. Segundo o edital publicado, ao todo a pasta prevê atender 50 pessoas por até 90 dias, com possibilidade de prorrogação por até mais 90 dias.
O documento destaca também que o valor de cada diária por idoso deverá ser de no máximo R$ 200 para quartos simples ou duplos. O hotel também ficará responsável por prover, além da acomodação, três refeições: café da manhã, almoço e jantar. A Secid explica ainda que a ação de contratação de hotéis foi fruto da articulação entre a assistência social, por meio da pasta, e a Secretaria da Saúde (SES).
“A partir do momento que a demanda for identificada, através das equipes da estratégia saúde da família e encaminhadas à proteção básica por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), esses idosos, estando o hotel contratado, serão encaminhados para os hotéis apartamentos. O Centro de Referência do Idoso (CRI) também poderá fazer o encaminhamento”, aponta a pasta.
A Secid disse ainda que quando for publicado o edital com o nome dos hotéis apartamentos aptos a receber os idosos, também será publicada uma normativa da pasta sobre todo o fluxo de atendimento.
Exigências do edital
Entre as exigências para o credenciamento dos hotéis, o edital apontou que os empreendimentos possuam recepção para atendimento e controle permanentes de entrada e saída, guarda de bagagens e objetos de uso pessoal dos hóspedes, em local apropriado; serviços de quarto como conservação, manutenção e limpeza das áreas; acessibilidade para pessoas com deficiência; serviço de segurança 24h; restaurante(s) integrado(s) ao complexo do hotel; entre outras necessidades.
Para participar do cadastramento, os hotéis também precisam disponibilizar aos idosos acesso à internet banda larga por meio de sistema wi-fi, linhas telefônicas para chamadas internas e externas, sistema de TV a cabo ou satélite, sistema de fechadura privada, banheiro privativo, aparelho de ar condicionado, cofre para guarda de valores e frigobar. (Ana Cláudia Martins)