Continua em queda número pacientes internados em UTI

Por Marcel Scinocca

quadro

O número de pessoas que residem em Sorocaba e que estão internadas em UTIs da cidade é o menor desde 27 de junho. De acordo com os dados da Secretaria e Saúde de Sorocaba (SES), divulgado nesta segunda-feira (7), 46 pessoas estavam em unidades de terapia intensiva da cidade. Apenas há 72 dias a cidade apresentou número menor.

Foi em 26 de junho, quando 44 pessoas estavam internadas neste tipo de leito. Ainda sobre as internações, o número total de pessoas internadas -- moradores de Sorocaba -- era de 114. O número é menor desde 1 de setembro e o segundo menor desde 11 de junho.

Sobre os casos, a cidade recebeu a notificação de mais 11 confirmações de Covid-19 nesta segunda-feira. Com isso, os casos confirmados da doença passaram de 15.797 para 15.808. Do total de confirmados, 68 estavam internados. Desse total, 32 estavam em UTI. O total de pessoas em recuperação, ou isolamento domiciliar, era de 381.

A cidade também passou de 619 para 639 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 46 estavam internados em hospitais da cidade, sendo 14 em UTI. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 37.777.

Sorocaba não registrou novos óbitos nesta segunda-feira (7). Com isso, o número de mortes pelo novo coronavírus se manteve em 358. Há um óbito em investigação. O total de recuperados é de 15.001.

Taxa de internação

A taxa de internação da rede pública de Sorocaba, com exceção dos leitos clínicos de Santa Casa, apresentou taxa abaixo de 67%. O destaque fica para os leitos de UTI da Santa Casa, com taxa de 62,50%. Ou seja, dos 40 leitos do local, 15 estavam vagos. É o menor índice de ocupação ao menos desde 18 de junho. Com relação aos leitos clínicos, os 10 existentes na unidade estavam ocupados.

Com relação à rede privada, o nível de ocupação tem mantido a queda. Como exemplo, o Evangélico tinha apenas 16,6% de ocupação de seus 12 leitos. Ou seja, apenas dois pacientes estavam em UTIs do local. No caso dos leitos clínicos, o mais cheio era o do hospital Unimed, com quase 80% de taxa de ocupação. (Marcel Scinoca, com informações da Secretaria de Saúde de Sorocaba)