Cruzeiro faz debate com candidatos à Prefeitura de Sorocaba no dia 26
O segundo debate promovido pelo jornal Cruzeiro do Sul, entre os candidatos que concorrem à Prefeitura de Sorocaba, agora em segundo turno, acontece na próxima quinta-feira (26), a partir das 20h.
Assim como na primeira vez, o evento ocorrerá na sede do jornal e de sua mantenedora, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
Além das parcerias do primeiro turno -- Cruzeiro FM 92,3, Universidade de Sorocaba (Uniso), OAB Sorocaba e TVCOM, agora tem o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Associação Comercial de Sorocaba (Acso).
O presidente do Conselho de Administração da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos, voltou a ressaltar o encontro como forma de consolidação do compromisso do jornal com a democracia e com o sorocabano.
“É um privilégio participar desse momento indispensável para a democracia e ajudar nossos leitores nessa decisão que é tão importante para os rumos de nossa cidade”, afirma.
Ele também ressaltou a importância das parcerias para a realização do evento porque elas ajudam na difusão das informações.
Conforme o presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, Gerdy Rodrigues da Silveira, a necessidade do debate fica ainda mais evidente e necessária no segundo turno.
“Agora partindo para a reta final, manter a população informada é fundamental. E é também a nossa razão”, afirma.
“Transmitimos para que o sorocabano possa tomar a melhor decisão”, acrescenta.
Ainda, conforme Gerdy, o trabalho dos meios de comunicação, incluindo a rádio Cruzeiro e o jornal Cruzeiro do Sul, demostrou sua relevância durante a eleição, ainda mais levando em consideração os problemas na apuração.
Indústria e o debate
Erly Domingues de Syllos, diretor do Ciesp, destaca, primeiramente, a importância do debate e a responsabilidade de voto.
“É uma decisão de grande relevância para uma cidade de quase 700 mil habitantes e com um setor industrial tão preponderante”, opina.
Ele também citou a responsabilidade na decisão tendo em vista, por exemplo, vários fatores financeiros, incluindo o orçamento de Sorocaba, que é de mais de R$ 3 bilhões.
“Temos uma responsabilidade muito grande. Essa escolha precisa ser muito bem adequada e muito correta”, lembra.
“É muito importante a gente ter esse debate, ouvir propostas e indagar também”, acrecenta. Syllos também defendeu o peso do setor industrial no desenvolvimento da cidade e da responsabilidade de cada um na hora do voto.
Sérgio Reze, presidente da Acso, afirmou que o debate é o momento de ouvir as propostas dos candidatos.
“É preciso anotar para cobrar os eleitos depois. Precisa haver cobrança. O brasileiro não cobra”, comenta.
“As promessas que são feitas no ato da campanha não são cumpridas. E isso precisa ocorrer durante o mandato”, lembra. “É a oportunidade de ouvir de quem vai governar a cidade”, opina.
Candidatos no debate
Os dois candidatos, centro das atenções no encontro, também comentaram sobre a importância do compromisso.
“Ao longo dos anos, os debates eleitorais têm se mostrado uma importante ferramenta para que os eleitores possam, de fato, conhecer os candidatos", afirma a candidata Jaqueline Coutinho.
Ela completa: "O confronto direto de ideias e propostas, sem retoques e sem edição, é fundamental para que o eleitor consiga identificar quem está falando a verdade e não vendendo ilusões".
Por fim, ela destaca: "É onde se separam os que têm compromissos com a cidade e com a responsabilidade administrativa daqueles que buscam apenas o poder com objetivos que não são revelados ao cidadão”.
Rodrigo Manga defende o ato como forma de se aprofundar nas propostas.
“O debate é um momento muito importante da campanha, porque permite que a gente detalhe melhor os pontos mais relevantes de nosso Plano de Governo", diz.
Segundo ele, "isso é ótimo porque, muitas vezes, na rapidez dos programas eleitorais, não dá para falar tudo, para explicar de forma mais aprofundada".
E completa: "Além disso, é um momento para conhecer melhor cada candidato e conferir se suas propostas estão alinhadas com aquilo que cada um avalia ser o melhor para si mesmo, como cidadão, e para a cidade de Sorocaba”.
Uma reunião ocorrerá no início da semana que vem para apresentação e discussão dos detalhes do encontro.
O Cruzeiro do Sul é o único veículo de comunicação de Sorocaba que promoverá debate nos dois turnos das eleições 2020 da cidade. (Marcel Scinocca)