Debate em Educação idealizado pelo CMESO terá transmissão ao vivo

Por

pec?a conceito - Debate Educac?a?o (2)

No dia 21 de outubro acontece a segunda edição do Debate em Educação idealizado pelo CMESO (Conselho Municipal de Educação de Sorocaba), que terá transmissão ao vivo pelo Facebook. O primeiro encontro aconteceu no dia 14. Com quase duas horas de duração, o evento contou com a participação de três especialistas. O público também teve a possibilidade de esclarecer dúvidas durante o debate, realizado e transmitido a partir do Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento (Cecap), mantido pela FUA. O debate teve transmissão ao vivo pelo Facebook do CMESO e do jornal Cruzeiro do Sul, também parceiro do evento.

Como prévia sobre o assunto que será tratado neste segundo encontro, a alfabetização e o ano de 2021 no ensino também foram temas do debate no dia 14. Para a presidente do CMESO, Ana Claudia Joaquim Barros, os objetivos foram atingidos.

“Tudo isso vai subsidiar os estudos do Conselho Municipal de Educação para que a gente possa emitir um parecer técnico a respeito do tema central que é a avaliação e a reorganização curricular”, afirma.

O debate tem como objetivo discutir ideias produtivas acerca do atual momento que a Educação vive. A socialização de pensamentos críticos e inovadores referente ao rumo do caminho educativo da cidade urge mediante às consequências da situação pandêmica que afetou, não somente Sorocaba, como todo o planeta.

Para tanto, autoridades educacionais da cidade se reunirão para elucidar ideias, reflexões e caminhos para pensar de maneira plural em soluções para a avaliação de aprendizagem das atividades não presenciais e planejamento pedagógico referente ao ano letivo de 2021.

As transmissões ao vivo acontecerão pelas páginas de Facebook do Jornal Cruzeiro e do CMESO (Conselho Municipal de Educação de Sorocaba).

No segundo dia de debate, participarão:

  • Professora Doutora Ana Paula Souza Brito
  • Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba desde 2008. Pedagoga, formada pela Unesp de Marília, está no magistério há 21 anos. Cursou CEFAM, fez Mestrado e Doutorado pela Unicamp, na área de Psicologia da Educação, com ênfase na perspectiva Histórico-Cultural.

  • Professor Doutorando Sandro Ivo de Meira
  • Licenciado, bacharel e mestre em geografia, licenciado em pedagogia, pós-graduado em psicopedagogia institucional e em gestão escolar. Atualmente é diretor de escola na rede municipal de ensino de Sorocaba, doutorando em educação pela Unicamp e membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos.

  • Pedagoga Katia Cristina Vergilio Scanavez
  • Pedagoga e proprietária da Escola Chácara Viva a Vida há 30 anos, onde criou uma Filosofia própria de Educação. É defensora da infância e acredita numa filosofia humanista, além do respeito ao emocional do aluno na Educação infantil.

No primeiro dia de debate (14 de outubro), participaram:

  • Professora Mestre Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso
  • Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-graduação em Educação Física pela Unicamp, Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba e MBA em Gestão pela Faculdade Pitágoras. Foi Secretária de Educação da Prefeitura de Votorantim. Foi Gestora de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Sorocaba.Atualmente é Professora de educação básica da Rede Municipal de Sorocaba, e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera.

  • Professora Mestre Luciana Bálsamo
  • Diretora de escola da rede Municipal de Sorocaba, Pedagoga, Graduada em Letras, Especialista em Psicopedagogia - inclusão escolar e Gestão Escolar, Mestre em Educação.

  • Professora Mara Kitamura
  • Formada em Bacharelado e Licenciatura na Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro), Especialização em Comércio Especializado Urbano (Unesp-Rio Claro) e Pós-graduação em Saneamento Básico (UNISO).