Despejo de produtos químicos gera fiscalização em rios de São Roque
Produtos químicos foram lançados em rios de São Roque. Os responsáveis estão sendo identificados pela Prefeitura da cidade. O trabalho conta com o apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Os agentes da Secretaria Municipal do meio Ambiente e da Cetesb passaram pelo rio Guaçu nesta segunda-feira (19). Um novo descarte de produto químico teria ocorrido durante a madrugada nas águas do Ribeirão do Marmeleiro, região da Vila Nova. Ele desemboca no Guaçu.
O rio teria ficado com a água escura, além de apresentar um cheiro forte. Moradores informaram à fiscalização que um caminhão teria feito o descarte do produto químico. A ação teria ocorrido em uma galeria na avenida Bernardino de Lucca. A fiscalização entrou em contato com moradores e também analisará câmeras de segurança do local.
A Prefeitura declarou que levará o caso ao Ministério Público do Estado de São Paulo. A Cetesb informou à pasta que o lançamento de produtos químicos em rios é considerado crime ambiental gravíssimo. O fato pode render multa que parte do valor de R$ 10 mil.
Outro caso
O lançamento de produtos químicos já teria ocorrido no rio Guaçu no último mês, afetando a fauna e a vegetação local. A Prefeitura não soube informar se os casos estão relacionados. A Cetesb trabalha investigando o caso.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura (11) 4784-9638 ou da Cetesb (11) 4013-3419. (Da Redação, com informações da Prefeitura)
irp posts="154873" ]