Poupatempo, Detran e cartórios não têm data para retomar atendimento presencial

Por Ana Claudia Martins

Poupatempo promove primeiro mutirão de junho

Sem data para reabrir, Detran disponibiliza cerca de 60 serviços em seu site. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (29/5/2020)

Unidades do Poupatempo, do DetranSP e os cartórios eleitorais ainda não têm uma data definida para a reabertura dos serviços presenciais. Na tarde de segunda-feira (6), o Cruzeiro do Sul questionou o governo estadual e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) a respeito, mas ambos informaram que os serviços continuam sendo prestados somente pelos sites oficiais e pelos aplicativos. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas por conta do coronavírus.

O TRE-SP informou que o atendimento presencial nos cartórios eleitorais está suspenso desde o dia 17 de março. “Desde então o atendimento ao eleitor vem sendo prestado de forma remota. A data de retorno do atendimento presencial vem sendo estudada pelo TRE-SP seguindo as orientações das autoridades de saúde e ainda não há definição”, diz.

O Tribunal afirma que para os eleitores que não regularizaram a situação até o fechamento do cadastro (6 de maio) e para aqueles que necessitam de alistamento eleitoral (primeiro título), a Justiça Eleitoral disponibiliza certidão circunstanciada, por meio de requerimento via e-mail ao cartório eleitoral do seu domicílio: e-mail dos cartórios eleitorais: zeXXX@tre-sp.jus.br (substituir XXX pelo número da zona eleitoral com três dígitos).

Já pelo site oficial do TSE é possível, ainda, emitir e validar certidões de quitação eleitoral, crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento eleitoral e composição partidária.

Pelo site também é possível emitir a guia de multa para pagamento no caso do eleitor que deixou de votar em alguma eleição (1º ou 2º turnos). “O pagamento é reconhecido automaticamente no sistema da Justiça Eleitoral a partir de 48 horas do efetivo recolhimento, sem necessidade de que o eleitor envie o comprovante. Contudo, em caso de urgência na regularização, o eleitor deve encaminhar a guia e o comprovante de pagamento para o endereço eletrônico de sua zona eleitoral, conforme e-mail informado acima”, diz.

Para o eleitor que está em situação regular mas perdeu seu título recomenda-se a utilização do documento na forma digital, por meio do aplicativo e-título. Mais informações no site.

Poupatempo e DetranSP continuam fechados

Acesso ao Seguro-Desemprego é uma das ferramentas oferecidas pelo Aplicativo do Poupatempo. Crédito da foto: Divulgação / poupatempo.sp.gov.br

Já o governo estadual afirma que os serviços prestados pelas unidades do Poupatempo e do Detran SP também permanecem fechadas para o atendimento presencial, mas que pelo menos mais de 60 serviços podem ser feitos pelos sites oficiais ou pelos aplicativos. “As unidades estão fechadas para enfrentamento ao coronavírus. A medida evita aglomerações”, diz o Estado.

Conforme o Poupatempo, pelos canais digitais do órgão (portal e aplicativo) é possível acessar serviços como: atestado de antecedentes criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, emissão de boletos e certidões municipais, além de novas opções exclusivas do aplicativo: solicitação de segunda via e renovação de CNH (que teve a sua validade prorrogada e não precisa ser renovada durante a pandemia), certidão de prontuário, consulta de pontos, licenciamento de veículos CRLV, IPVA 2020, acesso ao Seguro-Desemprego e Carteira de Trabalho, entre outros.

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Quem necessitar do RG antes da reabertura dos serviços presenciais pode descrever sua situação de urgência no Fale Conosco do Poupatempo e aguardar o contato de uma equipe para avaliação. Neste caso, é necessário informar telefone para contato, número do RG se souber e em qual cidade ou posto solicitou o documento.

O mesmo ocorre no site oficial do DetranSP, onde também mais de 60 serviços podem ser feitos diretamente no portal, como: praticamente todos relacionados à CNH, veículos, e infrações. Na página inicial do site há respostas para várias dúvidas dos motoristas sobre serviços que eram feitos de forma presencial antes da pandemia. (Ana Cláudia Martins)