Estado também adia vacina antirrábica

Por

Vacinação este ano não ocorrerá em agosto e setembro. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (24/1/2015)

Vacinação este ano não ocorrerá em agosto e setembro. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (24/1/2015)

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que as campanhas de vacinação antirrábica para cães e gatos não vão ser realizadas nos meses de agosto e setembro, como tradicionalmente acontece.

A medida foi discutida entre a pasta e os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O adiamento, segundo a secretaria, segue recomendações do Ministério da Saúde para a redução do risco de contágio da Covid-19.

Ainda de acordo com a pasta, as campanhas podem ser reprogramadas, dependendo do cenário epidemiológico do novo coronavírus. Qualquer definição do gênero vai ser discutida entre o governo estadual e os municípios.

O jornal Cruzeiro do Sul adiantou que o Ministério da Saúde autorizou a realização de campanhas de vacinação antirrábica no segundo semestre, mas que as definições ficam a cargo dos Estados por conta da pandemia.

Em Sorocaba, além do coronavírus, a Secretaria da Saúde alegou que a falta de doses da vacina torna inviável a realização de campanhas. No município, são feitas imunizações de animais apenas em situações excepcionais, como em ações de bloqueio de casos da doença. Não há ações do gênero na cidade desde o ano passado.

A pasta municipal frisou que, apesar desse cenário, os proprietários não ficam eximidos de imunizar os animais em clínicas veterinárias particulares, conforme determina uma lei em vigor na cidade. (Da Redação)