Ex-secretário da Educação nega irregularidade em material escolar
O ex-secretário da Educação de Sorocaba, André Gomes, nega qualquer irregularidade na compra do material escolar que foi vistoriado pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT) na segunda-feira (19). A prefeita disse que desconhecia que toda a quantidade de material escolar comprada pela Secretaria da Educação estava estocada em três próprios (prédios) municipais. Segundo ela, a informação anterior era que todo estoque estava acondicionado no Centro de Referência em Educação (CRE).
O ex-titular da pasta afirma que as compras foram realizadas em processos licitatórios “absolutamente legais”. A Prefeitura de Sorocaba disse que comunicou a Corregedoria Geral do Município e o Ministério Público do Estado (MP-SP) sobre os estoques do material escolar. O caso já tinha motivado representação no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP.
“Em resposta às questões levantadas na segunda-feira (19) a respeito dos materiais escolares comprados pela Prefeitura de Sorocaba e guardados em prédios municipais durante a minha gestão na Sedu, reitero que as compras foram realizadas em processos licitatórios absolutamente legais, à disposição para consulta pública pelo Portal da Transparência, e atendem a uma antiga demanda da rede municipal”, informa o ex-secretário.
[irp posts="145970" ]
“Da mesma forma, não há qualquer irregularidade no armazenamento desses itens em próprios municipais, por uma questão pura e simplesmente de logística e de conhecimento da equipe. As investigações do Ministério Público serão muito bem-vindas e sem dúvida ratificarão a lisura e a transparência dos procedimentos da Sedu sob minha gestão”, afirma Gomes.
Ele foi exonerado do cargo de titular da Sedu logo após a prefeita Jaqueline Coutinho assumir o cargo, depois que José Crespo (DEM) teve o mandato cassado pelo Câmara de Sorocaba. (Ana Cláudia Martins)