Fisioterapia combate sequelas da Covid
Os alunos do curso de fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Sorocaba estão atendendo gratuitamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Barcelona, em Sorocaba, e na clínica de fisioterapia da faculdade. De acordo com a instituição, entre os principais atendimentos estão os feitos aos pacientes com sequelas devido à Covid-19, encaminhados ao setor de fisioterapia cardiorrespiratória. Há ainda os setores destinados às doenças neurológicas, ortopédicas, pós-trauma ou pós-cirúrgico, pacientes oncológicos e amputados.
De acordo com a coordenadora do curso, Camila Miliani Capelini, os interessados em passar por tratamento na clínica da faculdade devem obrigatoriamente possuir o encaminhamento médico para a fisioterapia. Os atendimentos serão feitos até o dia 18 de dezembro deste ano e haverá lista de espera para atendimento no início do ano que vem.
Camila afirma que os pacientes passam por entrevista e avaliação fisioterapêutica e, a partir das informações coletadas, os alunos traçam os objetivos e condutas específicas a serem trabalhadas nos atendimentos. A coordenadora diz que são usados recursos fisioterapêuticos para garantir a recuperação das funções, diminuição dos sintomas de dor e melhora da independência, por meio de exercícios terapêuticos adequados à necessidade de cada pessoa.
Além de oferecer à população um tratamento fisioterapêutico adequado para a sua condição, os alunos têm a oportunidade de praticar o conhecimento adquirido ao longo da graduação e garantir atendimentos de qualidade de fisioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos de fisioterapia na UBS da Vila Barcelona ocorrem de terça a sexta-feira, das 8 às 12h, com agendamento e sob supervisão de um professor fisioterapeuta responsável da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. As inscrições devem ser feitas com o cartão do SUS na recepção da UBS Barcelona, que fica na rua Colômbia, nº 253.
Já para os atendimentos ocorridos na clínica da faculdade é preciso ter o encaminhamento médico para triagem e o agendamento pode ser feito pelo telefone (15) 3031-9349, de terça a sexta-feira das 7h30 às 12h30. (Da Redação)