Fórum sobre clima inscreve até amanhã

Por

Crédito da foto: Divulgação / Secom

As inscrições para o 2º Fórum Regional de Mudanças Climáticas vão até amanhã (13). O evento acontece na próxima quarta-feira (16), a partir das 18h, na plataforma Zoom. O número de vagas é limitado. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema). O evento é promovido pela Sema e Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), com apoio da Centro Universitário Facens.

O encontro tem como objetivo dar continuidade aos debates iniciados no primeiro fórum, realizado em novembro de 2019, e abordar as prioridades para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) no contexto das mudanças climáticas, orientando o desenvolvimento de políticas públicas para definição de agenda comum para toda a região.

A ideia é reunir secretários municipais de meio ambiente, planejamento, mobilidade, saneamento, desenvolvimento econômico e agricultura, além de universidades, indústrias, comércio, agropecuária, construtoras e sociedade civil organizada para proporem ações para o desenvolvimento sustentável da RMS, sendo fundamental para isso a adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com a Sema, o link para ter acesso ao fórum será enviado por e-mail a todos os inscritos após o encerramento das inscrições. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Programação

O prof. Dr. André Cordeiro Alves dos Santos, coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PLAGRHI) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, falará sobre “Disponibilidade hídrica e a gestão regional dos recursos hídricos”. A diretora técnica de Saúde I da Sucen Regional de Sorocaba, Sueli Yasumaro Dias, vai tratar do tema “Parâmetros epidemiológicos na Região Metropolitana de Sorocaba”.

O 1º Tenente PM Matheus Gonçalves Roncatto, diretor adjunto do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo, fala sobre “Riscos e vulnerabilidades regionais sob a perspectiva da Defesa Civil”. Por fim será lançado o 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a Análise de Risco Climático de Sorocaba, e aberto um espaço para debate. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)