Frota de Sorocaba ganha quase 15 mil veículos em um ano
Em um ano, Sorocaba ganhou quase 15 mil veículos em circulação nas ruas. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a frota passou de 478.092 em junho de 2018 para 492.317 em junho de 2019, o que representa um aumento de quase 3% (2,97%) -- 14.225 veículos a mais.
Para a Urbes - Trânsito e Transporte, “do ponto de vista econômico, o crescimento da frota reflete positivamente no desenvolvimento da cidade, sendo um sinal de melhoria, porém, do ponto de vista da gestão da mobilidade urbana, o crescimento da frota causa preocupação, notadamente pelo fato do transporte individual motorizado representar 42% dos deslocamentos diários da cidade, percentual que trabalhamos para reduzir e migrar para o transporte coletivo (26%) e para o não motorizado (32%)”, diz a empresa pública, em nota.
Os números mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são do ano passado, divergem dos fornecidos pelo Detran, mas indicam crescimento em proporção semelhante. Conforme o IBGE, no período de um ano a frota de veículos de Sorocaba passou de 459.558 em 2017 para 471.187 em 2018, o que significa aumento de 2,53% ou mais 11.629 em circulação.
População
Já na comparação entre o número de veículos motorizados (492.317), do Detran, sobre o número do IBGE mais recente da população (679.378), o crescimento anual da frota é mais do que o dobro do aumento anual da população da cidade.
Enquanto de 2018 para 2019 a frota de veículos de Sorocaba cresceu 2,97%, a população do município cresceu, no mesmo período, 1,22%. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, o número de habitantes de Sorocaba passou de 671.186 em julho de 2018 para 679.378 em julho de 2019, o que representa um aumento de 1,22% no período de um ano.
Analisando os números do órgão estadual com os do federal, a frota de veículos da cidade representa quase 73% (72,46%) do total de habitantes. Os números mostram ainda que este ano a relação em Sorocaba é de 1,38 pessoa por veículo ou 0,72 veículo por habitante. No ano passado a proporção de veículo por pessoa em Sorocaba era de 0,70.
Os dados também demonstram que Sorocaba está cada vez mais perto de chegar na equivalência na relação entre veículo por habitante, ou seja, um veículo para cada habitante. A análise dos números sugere que tal situação deverá ocorrer nos próximos anos, já que o aumento da frota cresce mais do que o dobro do número de habitantes da cidade.
Por enquanto, os números mostram que Sorocaba tem três veículos para cada quatro habitantes. Lembrando que a frota inclui não somente carros, mas outros tipos como motocicletas, caminhões, caminhonetes, utilitários, entre outros.
O Detran-SP destaca que a frota de veículos muda constantemente. “Da mesma forma que veículos zero km ou vindos de outras localidades são incorporados, alguns são transferidos do município/Estado para outras localidades; e outros são definitivamente excluídos (baixa permanente), nos casos de perda total após acidentes e impossibilidade de circulação”, diz o órgão estadual.
33 mil em três anos
Segundo o levantamento feito pelo Detran para o Cruzeiro do Sul, no últimos três anos a frota de veículos de Sorocaba ganhou 33.939 unidades.
Eram 458.378 em junho de 2016 e passaram para 492.317 em junho de 2019, o que representa um aumento de 7,40%. Ainda segundo os dados do órgão estadual, em junho de 2018 a frota de veículos da cidade era de 478.092 e em junho de 2017 era de 467.555.
Já os números do IBGE são diferentes e um pouco menores. De acordo com o órgão: a frota de veículos do município era de 471.187 em 2018, de 459.557 em 2017, de 449.050 em 2016 e de 440.444 em 2015.
De acordo com a Urbes, “a evolução da frota pode causar a curto prazo uma maior ocupação das nossas vias, principalmente nos chamados horários de pico, gerando lentidão e, por fim, congestionamentos”. A empresa pública entende que “a mobilidade urbana da cidade necessita de novas alternativas de deslocamento” e cita a implantação do BRT (Transporte Rápido por ônibus), “bem como obras de ampliação do sistema viário, como é o caso da construção da Marginal do Itanguá”.
A Urbes informa ainda que a “construção de viadutos pode eliminar interseções comprometidas, melhorando a fluidez” e é importante “manter os investimentos no transporte coletivo e nos modais não motorizados”, como nas ciclovias. (Ana Cláudia Martins)