Funcionários da São João podem parar os ônibus ainda nesta semana
Os trabalhadores do transporte urbano do Grupo São João podem paralisar os trabalhos nesta semana, conforme definido em assembleia realizada na segunda-feira (17). A paralisação pode ser iniciada após 72h após a notificação de greve, recebida nesta terça-feira (18) pela empresa.
Ela opera o transporte urbano em Votorantim e Salto de Pirapora, linhas intermunicipais entre Sorocaba e Votorantim, Salto de Pirapora, Porto Feliz, Piedade e Boituva, além do transporte escolar em Sorocaba, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo e Piedade, fretamento e turismo.
Conforme o o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, trata-se de protesto contra demissões que teriam sido realizadas recentemente.
A empresa também não teria formalizado junto ao Ministério da Economia os acordos previstos pela Medida Provisória 936 do Governo Federal (MP 936/2020), que flexibiliza reduções de salário e suspensão de contratos durante a pandemia do novo coronavírus.
A São João também não teria pago, há mais de 50 dias, valores referentes a vale refeição, horas extras e salários. O Sindicato não soube precisar o número de funcionários desligados da empresa nem o contingente que integrará a paralisação. A São João afirmou que vai se manifestar a respeito do assunto somente nesta quarta-feira (19). (Wesley Gonsalves)