Governo do Estado anuncia mais 20 leitos de UTI para Sorocaba
Durante a coletiva desta sexta-feira (15), o Governo do Estado de São Paulo anunciou mais 186 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid. Mais tarde, questionada sobre a ativação desses leitos, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que trabalha para ativá-los o mais rápido possível. “As unidades estão em busca de profissionais para garantir o número suficiente de pessoas para o crescimento do atendimento nessas unidades”, justificou a pasta.
As novas Unidades de Terapia Intensiva serão abertas em um momento de alta taxa de ocupação de leitos na cidade. Na quinta-feira (14), entre os hospitais públicos que atendem pacientes contaminados pelo novo coronavírus, apenas a UPH da zona leste contava com taxa de ocupação de UTI mais baixa, registrando 40% de leitos ocupados, conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SES). Já os hospitais estaduais, Adib Jatene e CHS, bem como a Santa Casa, estão todos com taxa de 95%.
Ainda segundo a SES, com relação aos leitos clínicos, o Adib Jatene apresentavam na data 100% da ocupação dos 5 leitos destinados para Covid-19, enquanto o CHS, 75%. Dentre os 21 leitos de enfermaria da Santa Casa, 10 estavam ocupados, ou seja, 47,61%. A taxa de ocupação do GPACI estava em 33,33%. Já o Santa Lucinda, com o menor índice, apresentava 15% de ocupação.
A Secretaria ressaltou também que mantém diálogo com os gestores e análises técnicas, além de monitorar o avanço epidemiológico do coronavírus, para tomar medidas e realizar planejamentos. Segundo a pasta, “a taxa de ocupação de Sorocaba é de 74,1% de UTI e 54,1% em enfermaria e, portanto, a rede hospitalar segue com plenas condições de assistir casos graves do novo coronavírus”. (Kally Momesso)