O prático suporte de teto para TV
Há duas situações em que um suporte de teto para TV pode ser uma ótima opção para substituir o rack, a estante ou o painel na parede. Pode ser bom em um quarto muito grande, onde outros tipos de suporte, por precisarem estar encostados em paredes, manteriam a TV muito distante. Ou então, a cama estaria voltada para uma parede onde o espaço não permitiria outra solução.
O suporte fica fixo no teto por uma haste vertical que, na parte de baixo, tem uma estrutura articulada para prender a TV. Os fios passam por dentro dessa haste vertical, e a articulação permite que a TV se movimente para cima e para baixo.
[irp posts="78068" ]
Na maior parte dos bons modelos, a TV também pode ser virada de um lado para o outro, até 360 graus, característica que vem especificada no manual do produto como “rotação lateral”. Mesmo assim os fios não ficam enroscados, pois a TV não dá mais que uma volta, há uma limitador que impede isso. Ela trava quando chega e apenas pode ser girada de volta, sem torcer os fios.
Uma qualidade desse tipo de suporte é permitir que a TV possa ser vista a partir de dois ambientes. Os suportes articulados de parede permitem uma certa mobilidade do aparelho, para ser vista a partir de ambientes que fiquem ao lado um do outro em relação à parede onde a TV está. Já o suporte de teto garante sua visualização a partir de dois lados opostos.
Esse tipo de suporte precisa apenas que o teto seja uma laje ao invés de forro. Isso porque o forro não suporta o peso da TV, a menos que você tenha a sorte de localizar uma viga (não um sarrafo ou caibro!) no local exato para prender o suporte. Há a possibilidade de mandar fazer uma extensão para a haste, que passaria por um furo no forro e seria fixada, então, na laje.Na laje o suporte pode ser fixado diretamente.
Esse tipo de suporte é instalado, normalmente, usando-se buchas plásticas com parafusos, ou seja, é fácil, e não há necessidade de quebrar nada. E, se você tem um serralheiro de confiança, ele poderá fazer um suporte personalizado para você, pois as técnicas empregadas na fabricação são conhecidas, sem muito segredo.
Lembre-se de verificar a compatibilidade entre o modelo de suporte escolhido e o peso e as dimensões da TV. E, para mais dicas, consulte www.dicasdearquitetura.com.br. (Da Redação)