Homens são flagrados pescando em bacia de contenção de Sorocaba
Três homens foram flagrados pescando na bacia de contenção do córrego Água Vermelha, no Jardim Paulistano, em Sorocaba, neste domingo (13). A prática não é permitida no local, que conta com placas informando sobre a proibição.
Imagens recebidas pelo Cruzeiro do Sul mostram o trio pescando com varas na margem do reservatório do parque Romeu Pires Osório. Um deles chega a subir em uma pedra que tem no local. Ao lado, uma placa informa que é proibido pescar, nadar e praticar atividades aquáticas na bacia.
[irp posts="163265" ]
A Prefeitura de Sorocaba informou que a fiscalização com relação à pesca irregular é realizada mediante denúncia através do telefone 153, da Patrulha Ambiental da GCM, e também à Polícia Ambiental, pelo número (15) 3238-2050.
Proibição
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba, o objetivo das placas com a proibição de uso do espelho d’água para natação, pesca e outras atividades aquáticas é preservar a saúde dos usuários.
Isso porque, apesar do Córrego Água Vermelha ser completamente saneado com coletores de esgoto em toda sua extensão, “não há como a autarquia controlar a qualidade da água em virtude da poluição difusa que chega até o lago proveniente das vias públicas”.
“Principalmente nos dias de chuvas após longos períodos de estiagem, há o carreamento de sujeira e lixo acumulado nas ruas, materiais estes que podem ser prejudiciais à saúde”, diz em nota.
Outros reservatórios
O Saae informou que fez a instalação das placas orientativas na bacia do córrego Água Vermelha “e espera que a população siga as orientações”.
Ainda conforme a autarquia, placas deste tipo serão replicadas nas demais bacias de contenção de Sorocaba onde há formação de espelhos d’água.