Hospital de Campanha em Sorocaba será desativado até o dia 15
O Hospital de Campanha “Douglas Barbosa de Medeiros” será desativado até o dia 15 de outubro. A portaria prevendo a desmobilização da estrutura montada na Arena Multiúso para atender exclusivamente casos de Covid-19 foi publicada nesta quarta-feira (7) no Jornal do Município, da Prefeitura de Sorocaba.
A decisão leva em conta a redução, nos últimos 30 dias, de cerca de 50% no número de novas internações por síndrome respiratória na cidade. Dos 60 leitos clínicos, apenas um está ocupado, de acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria da Saúde.
De acordo com a portaria, a estrutura deve encerrar as atividades de forma gradativa até o dia 15 de outubro. Os servidores públicos removidos temporariamente para atuar no Hospital de Campanha retornarão para as unidades de origem.
O hospital de campanha foi montado na Arena Multiúso, no km 106 da rodovia Raposo Tavares. O local atende desde maio pacientes do município e encaminhados pelas unidades de saúde de Sorocaba por intermédio da central municipal de regulação de vagas. Ou seja, o atendimento no local é feito com encaminhamento e a população deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Pronto-Atendimento (PAs) ou a Unidades Pré-Hospitalares (UPHs).
O nome do novo hospital homenageia o técnico de enfermagem do Hospital Unimed, Douglas Barbosa de Medeiros, que faleceu no dia 26 de abril em decorrência da Covid-19. (Jomar Bellini)