Plasma sanguíneo no combate ao coronavírus
Esse aliado no tratamento contra a doença é elaborado pelo Instituto Butantan
A Estância Turística de Itu está no seleto grupo de 13 municípios paulistas que passam a contar com o plasma sanguíneo no combate ao coronavírus.
Esse aliado no tratamento contra a doença é elaborado pelo Instituto Butantan e, por meio de um programa do governo estadual, começa a ser testado em unidades de saúde de São Paulo.
Itu já recebeu nesta semana cinco bolsas de plasma convalescente (PC) que estão estocadas no banco de sangue da Santa Casa e passarão a ser utilizadas como auxílio na recuperação de pacientes internados com Covid-19.
“A participação de Itu nesse convênio, dada após a seleção de nosso município por atender a todos os requisitos exigidos no protocolo, agrega mais uma esperança para acelerar a superação da cidade frente à pandemia”, comenta a secretária municipal da Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
Mulher empreendedora
Volta à pauta na sessão desta terça-feira (3) da Câmara de Sorocaba, em segunda discussão, o projeto de lei que institui o Programa Mulher Empreendedora e o Projeto Lidera Mulher.
Segundo o autor, o vereador Cícero João (PTB), o objetivo é oferecer às mulheres o protagonismo estratégico, elevando a mulher à líder empreendedora, sensibilizando-a quanto às oportunidades de negócio e de mercado.
A ideia ainda é incentivar a criação de projetos produtivos que agreguem valor a produtos e serviços, disseminar a cultura empreendedora; fomentar a criação de microempresa individual e aproximar o campo cientifico e de tecnologia das atividades de mercado e potencializar as ideias de negócio.
O projeto, com parecer favorável da Comissão de Justiça, já foi aprovado em primeira discussão em meados de maio.
Fiação excedente
Em primeira discussão, será apreciado o projeto de lei, de autoria do vereador Rodrigo do Treviso (PSL), que obriga concessionária, permissionária ou empresa terceirizada de energia elétrica, telefonia, televisão a cabo, internet e demais serviços que usem a rede aérea a realizar o alinhamento dos fios por ela instalados e a retirada dos fios e cabos não mais utilizados dos postes.
Zerando filas
A Prefeitura de Iperó dará início nesta terça-feira (3) ao programa “Zerando Filas”, que visa dar andamento aos exames médicos aguardados.
Os munícipes serão informados pela Secretaria Municipal da Saúde sobre o dia e o local. Os exames serão feitos na Clínicas São José, em Boituva, e na Clínica Linus Pauling, em Sorocaba, selecionadas através de licitação.
Foram investidos, conforme o Executivo da cidade, em torno de R$ 700 mil no programa. Os exames agendados serão divididos em três etapas.
Inicialmente, serão chamados: mamografia, tomografia, uretrocistografia, teste ergométrico, holter, mapa, retossigmoidoscopia, polissonografia, PAAF de tireoide e audiometria.