Alesp retoma sessões

Por Cruzeiro do Sul

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) participarão da primeira sessão extraordinária do ano, hoje. O encontro será às 15h30. Na ordem do dia, definida em reunião do Colégio de Líderes realizada ontem, está o projeto que transfere terras pertencentes ao Estado para produtores assentados. A proposta, de autoria do Executivo, define que a transferência será possível para produtores que fazem o uso do espaço há pelo menos 10 anos ou que tenham a sua concessão há 5. De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Fernando José da Costa, a medida deve beneficiar 30 mil pessoas das 7.133 famílias que vivem em 140 assentamentos estaduais distribuídos por 150 mil hectares.

Higa Atacado inaugura loja

O Higa Atacado, que tem matriz em Campinas, inaugura hoje sua loja em Sorocaba, a partir das 11h, na avenida Juvenal de Campos -- continuação da avenida Dom Aguirre --, no sentido Votorantim. O trânsito já recebeu um retorno, para quem deseja voltar ao centro de Sorocaba ou à região da avenida Nogueira Padilha. Além de Campinas e Sorocaba, a rede de atacado possui loja também na cidade de Santa Bárbara d‘Oeste.

Apoio ao MEI

Em primeira discussão, está previsto para ser analisado hoje na Câmara de Sorocaba o projeto que institui programa de apoio aos Microempreendedores Individuais (MEI), Micro e Pequenas Empresas (MPEs), com isenção do pagamento de taxa de fiscalização de instalação e funcionamento e da taxa de publicidade durante a pandemia causada pelo coronavírus. A isenção será proporcional ao período em que os decretos determinarem o fechamento total ou parcial de suas atividades econômicas. O projeto teve parecer favorável da Comissão de Justiça, que apresentou uma emenda, apenas para adequar o texto, estabelecendo que a isenção prevista entrará em vigor quando houver estimativa da renúncia de receita por ela acarretada. Em 25 de agosto do ano passado, o projeto foi retirado de pauta por algumas sessões a pedido do autor e volta, agora, em primeira discussão. A autoria é do vereador Rodrigo do Treviso (PSL),

Insegurança

No final de semana, o Cruzeiro do Sul publicou uma matéria falando do aumento dos roubos em semáforos, em especial, na zona sul de Sorocaba. Mas os problemas de segurança não se restringem ao local. Ações intimidadoras, invasões a quintais de imóveis fechados por pessoas em situação de rua, furtos, consumo de droga em locais públicos e arruaças nas madrugadas assustam a população na região da Vila Hortência, na zona leste. Representantes das polícias e da Prefeitura de Sorocaba reuniram-se com os moradores, comerciantes e pequenos empresários para traçar soluções, na manhã de ontem. O comando local da PM comprometeu-se a intensificar o patrulhamento nos locais mais críticos. O encontro foi intermediado pelo vereador Fernando Dini (MDB).