Encontro de primeiras-damas
Uma reunião de primeiras-damas foi realizada ontem no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo, Luciana Garcia, da primeira-dama da cidade anfitriã, Sirlange Frate Maganhato, além de primeiras-damas ou representantes de 22 municípios integrantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O encontro tratou de demandas mais urgentes dos municípios na área socioassistencial e também teve propósito de ampliar o contato entre elas. O evento teve início com a apresentação de um vídeo sobre a cidade de Sorocaba e, na sequência, outra apresentação audiovisual que revelou um pouco do trabalho que vem sendo realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Recesso escolar
Com o fim do primeiro bimestre, a partir da próxima segunda-feira (18) os estudantes e professores da rede estadual de São Paulo iniciam a semana de recesso prevista no calendário letivo de 2022. A pausa é válida para os cerca de 3,5 milhões das 5,3 mil escolas estaduais. As aulas retornam na segunda-feira (25).
Primeira infância
A convite do Instituto Tecendo Infâncias, instituição familiar recém criada em Itu, representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Promoção Social, Esportes, Meio Ambiente, Cultura e Comunicação e também da Câmara dos Vereadores participaram no início da semana do Encontro pela Primeira Infância. O objetivo do evento, que foi realizado no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, foi avançar na constituição de um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O grupo, que vem se reunindo de forma on-line desde agosto de 2021, participou de oficinas para elaborar metas e estratégias para acolher o público alvo. O PMPI é um plano intersetorial, que visa o atendimento e a promoção dos direitos das crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016).
Aquisição
A Prefeitura de Votorantim comprou 15 roçadeiras motorizadas que serão usadas no corte de grama e de mato. Os equipamentos serão utilizados a partir de segunda-feira (18) pelos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) em praças e canteiros de avenidas. A aquisição das novas roçadeiras aumentará o fluxo de trabalho da Sesp. Atualmente, a secretaria possui seis equipamentos para a realização da roçagem.