Sesc debate violência contra a mulher
O Sesc Sorocaba realiza na quarta-feira (27), das 19h às 20h30, a roda de conversa Combate à violência contra as mulheres: estratégias e desafios. No encontro, Neia Mira, promotora legal popular, Meire Hellen, assistente social da Casa da Mulher Sorocaba e Drika Martin, diretora institucional do Mulheres da Cufa e coletivo Nós Diversos mediam uma conversa sobre os direitos das mulheres e as violências cotidianas estruturais, trazendo pontos de discussão, como combater à violência física, denunciar e acolher a vítima, como está a rede de combate na cidade, quais os caminhos que as mulheres que sofrem violência física, psicológica ou outros tipos de violências registradas em lei, podem percorrer para denunciar e receberem o acolhimento necessário. A atividade é gratuita e acontece na Sala de Oficinas da unidade, com vagas limitadas. A retirada de ingressos é feita com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
Evento municipalista
Começa amanhã (25) a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Com o tema Município: o caminho para um Brasil melhor, mais de seis mil lideranças municipais, entre prefeitos, vices, vereadores e gestores municipais, participarão do maior evento municipalista da América Latina. A abertura oficial será terça-feira (26) com a participação de autoridades dos três Poderes. O presidente Jair Bolsonaro é presença anunciada na abertura. O encerramento está previsto para a quinta-feira (28).
Patrimônio Imaterial
O presidente da Assembleia Legislativa paulista, deputado Carlão Pignatari (PSDB), participou, na terça-feira (19), da entrega do Diploma de Registro do Carnaval como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo para representantes da Liga das Escolas de Samba paulistana. A iniciativa surgiu por meio da lei 16.913 de 2018, de autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB). Vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) homologou a decisão em 2020. De acordo com o órgão, “as práticas carnavalescas traduzem saberes, fazeres e uma identidade coletiva, que criam relações de pertencimento”.
Comissão de Ética
Membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Votorantim, aberta para apurar relatos de irregularidade envolvendo o nome do ex-assessor parlamentar do vereador Murilo Piatti (PSDB), David Leandro de Souza, irão apresentar o relatório final amanhã (25), às 10h. A expectativa pelo conteúdo do documento é grande e tem gerado bastante especulações nos bastidores políticos da cidade.
ZAP da saúde
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), criou um atendimento via WhatsApp, para o contato direto e rápido dos munícipes com a área da saúde. O novo canal ZAP+SAÚDE atenderá todos os tipos de situações de urgência e emergência, tais como: a UPH (Unidade Pré-Hospitalar) ou o PA (Pronto Atendimento) está lotado? Está demorando o atendimento? A transferência do paciente não saiu? Faltou remédio? Precisa de mais médicos? A ambulância não chegou?, dentre outras solicitações necessárias. A SES promete apurar imediatamente a informação recebida, enviar um responsável ao local e providenciar soluções para as necessidades, o mais rapidamente possível. O munícipe pode salvar o contato (15) 98802-9785 como Secretaria Municipal da Saúde e enviar uma mensagem, sempre que necessário, até mesmo mandando fotos e vídeos.