Dez bares ou restaurantes abertos por dia

Por Cruzeiro do Sul

Restaurantes se preparam para receber mães e filhos.

Dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) mostram a abertura, em média, de dez novos bares e restaurantes por dia. Entre agosto de 2021 e março de 2022, São Paulo registrou um saldo de 2.573 novos bares e restaurantes, uma média de 10,7 estabelecimentos criados no setor por dia. Segundo o governo estadual, a vacinação contra a Covid-19 e o controle da pandemia em São Paulo reforçaram as condições positivas para a retomada econômica no setor de comércio e serviços.

Policiais e gente

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente e atual pré-candiato ao Planalto, discursou para mulheres na periferia de São Paulo ontem e cometeu a gafe de fazer uma distinção entre policial e gente. Referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro, disse: “Ele não gosta de gente, ele gosta de policial. Ele não gosta de livros, ele gosta de armas”. Vídeos contendo esse trecho passaram a circular nas redes sociais com críticas ao petista.

Obra na pandemia

Decisão da 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo definiu que a pandemia de Covid não justifica atraso em obra de moradias. Foi mantida sentença proferida pelo juiz Luiz Renato Bariani Pérez, da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Itaquera, que rescindiu o contrato de compra e venda de imóvel entre uma construtora e um cliente e condenou a empresa a restituir integralmente e em parcela única os valores pagos. A obra não foi entregue no prazo previsto sob alegação de que o atraso se deu em razão da pandemia de Covid-19.

Campanha Maio Amarelo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transportes, lança nesta segunda-feira (2) a campanha Maio Amarelo 2022, de conscientização sobre prevenção a acidentes e segurança no trânsito. Ao todo, 45 ações educativas serão realizadas ao longo do mês em pontos estratégicos da cidade, além de escolas e empresas. A iniciativa anual, instaurada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), adotou este ano o slogan “Juntos salvamos vidas”. O objetivo é chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de agir de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro, tanto para motoristas como para pedestres.

Cidades resilientes

A Defesa Civil de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, participou da oficina de capacitação da iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030”, realizada na última terça-feira (26) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O evento contou com a participação de mais de 500 agentes, de 200 municípios paulistas, além de representantes de outros dois Estados, Alagoas e Rio Grande do Sul.